HISTÓRIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM TESES E DISSERTAÇÕES (1990-2018)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e023.id1290

Palavras-chave:

História para o ensino, Formação de professores, Investigação histórica, Anos Iniciais

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma investigação mais ampla, que objetiva identificar potencialidades pedagógicas das produções acadêmicas que advogam a favor da utilização da história para o ensino de matemática (HEnM) e para a formação de professores dos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem analítica do tipo pesquisa da pesquisa, a partir das proposições de Sanchez Gamboa (2012). Os estudos se basearam em Teses e Dissertações em História da Matemática (HM), produzidas no período de 1990 a 2018 na Pós-Graduação brasileira. Foram selecionadas 698 pesquisas em consulta aos sites especializados, com classificação nas 3 modalidades de estudo definidos por Mendes (2012, 2018). Desse total, 150 produções foram consideradas em HEnM, 17 com enfoque para os anos iniciais, destas, 8 voltadas à formação docente, apresentando os usos da história nos processos de formação conceitual, didático e metodológico da matemática mediante artefatos e materiais concretos e atividades investigativas.

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Biografia do Autor

Luiza Pereira da Silva, UFPA

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (IEMCI/UFPA) Professora da Educação Básica SEMEC/SEMED, Discente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/UFPA)

Iran Abreu Mendes, UFRN

Doutorado em Educação (UFRN) Professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA) Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Docente e Coordenador do PPGECM/UFPA

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Luiza; ABREU MENDES, Iran. HISTÓRIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM TESES E DISSERTAÇÕES (1990-2018). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e023, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e023.id1290. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/273. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias