O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p271-288.id606

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Práticas Experimentais, Professores de Ciências

Resumo

A literatura especializada vem apontando mudanças no ensino de ciências e exprime a experimentação como uma alternativa para o processo de construção de saberes científicos por meio da reflexão e investigação. No contexto nacional, o cenário escolar mantém práticas pedagógicas ainda resistentes às mudanças relacionadas a alfabetização científica mediadas por práticas experimentais. Assim, a presente pesquisa objetivou investigar a concepção de professores de ciências sobre de implementação de práticas experimentais em escolas da rede pública de Ensino Fundamental. Com base nos aspectos metodológicos de uma abordagem qualitativa, os dados foram tratados por análise de conteúdo e organizados na perspectiva de uma rede sistêmica. Os resultados obtidos revelaram que os professores de ciências compreendem a importância da utilização da experimentação para construção de saberes científicos, porém, os planejamentos escolares não contemplam a inserção efetiva dessas atividades, tendo como principais fatores a falta de recursos e espaço próprio destinado à prática experimental.

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Biografia do Autor

Maria Eliane Oliveira da Silva, UFMA

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais (UFMA) Professora da Educação Básica (SEMED/CODÓ)

Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, UNESP

Doutor em Química (UNESP) Professor na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, UFMA

Doutora m Ciências/Ensino de Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, Maria Eliane; OLIVEIRA MARQUES, Paulo Roberto Brasil de; VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES, Clara Virgínia. O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 271–288, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p271-288.id606. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/489. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias