PRÁTICAS DOCENTES: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23029.id1743

Palavras-chave:

Aprendizagem, Lúdico, Práticas Pedagógicas

Resumo

O artigo aqui apresentado converge seu olhar para a análise das práticas docentes no sentido de ocasionar reflexões sobre a importância do lúdico como contribuinte no processo de aprendizagem, em especial na Escola Municipal Lourdes Maria de Lima na cidade de Jauru. O artigo tem como objetivo identificar o nível de conhecimento das professoras em relação ao lúdico, e as contribuições deste para o desenvolvimento das práticas pedagógicas. A metodologia utilizada baseou-se através do estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo o principal instrumento utilizado para a coleta de dados um questionário eletrônico disponibilizado através do Google Forms. Teoricamente, o artigo teve como aporte: Freire (1996), Kishimoto (2006), Tardif (2003) e Vygotsky (2001) entre outros. Os resultados apontam que as docentes participantes desta pesquisa compreendem o lúdico como estratégia contribuinte no processo de ensino e aprendizagem, bem como percebem a implementação e manutenção dessa estratégia.

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Biografia do Autor

Carla Fonseca de Andrade Rodrigues, IFMT

Mestra em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC) Professora Efetiva da Rede Estadual de Educação (SEDUC - MT)

Edione Teixeira de Carvalho, IFMT

Doutorado em Ciências Pedagógicas (UCLV/Cuba) Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Professora do Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT/UNIC)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

RODRIGUES, Carla Fonseca de Andrade; CARVALHO, Edione Teixeira de. PRÁTICAS DOCENTES: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23029, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23029.id1743. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/174. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias