O TEMA VACINAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p681-699.id280

Palavras-chave:

Livro Didático, Vacinas, Ensino de Ciências, História da Ciência

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo analisar de forma qualitativa a abordagem histórica dada ao tema “vacinas” nos discursos científicos e pedagógicos apresentados em livros didáticos de Ciências utilizados no Ensino Fundamental – II. O percurso metodológico baseou-se em análise de conteúdo, buscando identificar e interpretar o discurso textual de livros do 7º ano utilizados em uma amostragem de escolas da rede pública da cidade de Codó – Maranhão, pontualmente da zona urbana. Fundamentou-se a discussão com base no caminho metodológico proposto nos trabalhos de Mohr (1995) e Vidal & Porto (2012), com as devidas adequações nos critérios de interesse desta pesquisa. Nessa ótica, foram construídos três blocos de análises organizados em uma rede sistêmica suscitando as questões norteadoras da pesquisa que se pautaram nas seguintes vertentes: Perfil dos Personagens, Perfil dos Fatos e Feitos e Perfil da Função Social. Os resultados mostraram que o conteúdo “vacinas” está presente em todos os livros analisados, porém a abordagem histórica ainda é rasa, não sendo, portanto, satisfatória quando se pensa em explorar a potencialidade dessa vertente para a promoção de uma educação para a saúde destinada a estudantes em formação, para atender as necessidades instrutivas de pessoas socialmente críticas e participativas.

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Biografia do Autor

Maria Anita Pinto Soares, UFMA

Licenciada em Licenciatura em Ciências Naturais (UFMA)

Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, UFMA

Doutora em Ciências (UFSCar). Professora (UFMA)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

PINTO SOARES, Maria Anita; CARVALHO OLIVEIRA MARQUES, Clara Virgínia Vieira. O TEMA VACINAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 681–699, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p681-699.id280. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/586. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias