SENTIDOS DE JOVENS VIVENDO COM HIV FRENTE AOS ESTIGMAS, PRECONCEITOS E VULNERABILIDADES EM AMBIENTE EDUCACIONAL

Autores

  • Degmar Francisco dos Anjos IFPB
  • José Henrique Monteiro da Fonseca IFMT
  • Jessika Karoliny Ostelony da Silva IFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p279-294.id121

Palavras-chave:

Escola, HIV/Aids, Preconceito, Ambiente educacional

Resumo

No presente artigo se objetiva analisar as vivências, no ambiente educacional, de jovens com diagnóstico positivo para HIV, debatendo a presença dos estigmas e preconceitos diante do HIV/Aids, apontando seus traços históricos presentes no ambiente educacional. Perante tal fenômeno realizou-se estudo com 12 jovens na faixa etária entre 15 a 24 anos no município de Cuiabá - MT. A pesquisa, de cunho qualitativo, investigou os sentidos desses jovens vivendo com HIV no ambiente educacional. Com especial atenção ao processo ensino-aprendizagem e às relações de poder – estigmas e preconceitos – diante de seus pares. Trabalhou-se enquanto olhar teórico-metodológico com o Construcionismo Social por meio da análise de repertórios linguísticos investigando a produção de sentidos enunciados por práticas discursivas. Observaram-se nos resultados, relatos de sujeitos que foram vítimas de estigmas, preconceitos e/ou - como aparece unânime em meio às vozes - que provavelmente seriam vítimas de preconceitos e isolamento caso alguém soubesse de sua condição soropositiva, relatando o medo de se expor para colegas e professores. Aparecem consonâncias, também, nas constatações acerca do silenciamento escolar diante de temáticas como HIV/AIDS/Preconceitos, haja vista que nas poucas vezes que houve algum trabalho relacionado a essa questão, limitaram-se epidemiologicamente às aulas de biologia. Tais ambientes mostram-se vulneráveis, carentes de respaldo - enquanto formação docente - para lidar com essas realidades de nossa contemporaneidade, bem como para abarcar assuntos tão importantes para atenuação das vulnerabilidades sexuais de nossa juventude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Degmar Francisco dos Anjos , IFPB

Doutor em Psicologia Social (IFPB) Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Docente Colaborador Externo no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade de Cuiabá (UNIC)

José Henrique Monteiro da Fonseca , IFMT

Mestrando em Ensino (IFMT/UNIC)

Jessika Karoliny Ostelony da Silva , IFMT

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC)

Referências

ANJOS, D. F. Quando três tempos se encontram: sentidos e ressignificações de jovens vivendo com HIV/Aids. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015. 230p.

ANTUNES, Larissa; CAMARGO, Brigido Vizeu; BOUSFIELD, Andréa Barbará S. Representações sociais e estereótipos sobre aids e pessoas que vivem com HIV/Aids. Psicologia Teoria e Prática, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 43-57, dez. 2014. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872014000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v16n3p43-57

AYRES, José Ricardo Carvalho Mesquita. Práticas educativas e prevenção de HIV/Aids: lições aprendidas e desafios atuais. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 6, n. 11, p. 11-24, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832002000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832002000200002

AYRES, J. R.; FRANÇA-JÚNIOR, I.; CALAZANS, G. J.; SALETTI FILHO, H. C. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: D. Czeresnia, & C. Machado Freitas (Org.), Promoção da Saúde: Conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. p. 116-138.

AYRES, J. C. R. M. et al. O conceito de vulnerabilidade e as práticas de saúde: novas perspectivas e desafios. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. de. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

AYRES, J. R. C. M.; PAIVA, V; FRANÇA JR, I. Conceitos e práticas de prevenção: da história natural da doença ao quadro da vulnerabilidade e direitos humanos. In: PAIVA, V.; AYRES, J.R. C. M.; BUCHALLA, C. M. (coord.) Vulnerabilidade e direitos humanos: prevenção e promoção da saúde. Curitiba: Juruá, 2012.

BAKTHIN, M. Metodologia das Ciências humanas e sociais. In: BAKTHIN, M. Estética da Criação Verbal. 5. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BASTOS, F. G. Interfaces e Lacunas na Assistência prestada ao Adolescente Soropositivo. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – UERJ. Rio de Janeiro.

BASTOS, F. I. (2011) In: Monteiro, S; Villela, W. Estigma e Saúde. 2013. Editora Fiocruz, Rio de Janeiro.

BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MECSEF. 1998.

DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação Social, Campinas , v. 28, n. 100, p. 1105-1128, out. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000300022&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 set. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022

DAYRELL, J. Por uma pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG / Juarez Dayrell (organizador). - Belo Horizonte: Mazza Edições, 2016.

DEMARIA, L. M., GALÁRRAGA, O., CAMPERO, L. & WALKER, D. M. (2009) Educación sobre sexualidad y prevencióndel VIH: un diagnóstico para América Latina y el Caribe. Revista Panam Salud Publica, 26(6), 485-496. DOI: https://doi.org/10.1590/S1020-49892009001200003

FONSECA, Aline Arruda.Vulnerabilidade à AIDS: um estudo das crenças de adultos jovens em contexto universitário. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade Federal da Paraí¬ba, João Pessoa, 2013.

FOUCAULT, M. O nascimento da medicina social. In: __ Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

GERGEN, K. J. O movimento do construcionismo social na psicologia moderna. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, 6(1), 2009, p. 299-325. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-1384.2009v6n1p299

GONÇALVES, R.B.M. O saber como tecnologia na produção de serviços de saúde: a epidemiologia e a clínica. In Tecnologia e organização social das práticas de saúde. São Paulo: HUCITEC/ABRASCO, 1994.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In D. Jodelet (Org.). As representações sociais (pp. 187-203). Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.

LABRA, O. (2013).Social representations of HIV/Aids in mass media: some important lessons for caregivers. International Social Work, 0(0), 1-11. DOI: 10.1177/0020 872813497380.

MELLO, Ricardo Pimentel et al . Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa em psicologia social. Psicologia Social, PortoAlegre , v. 19, n. 3, p. 26-32, dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000300005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 out. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000300005

NASCIMENTO. V.L.V. Contar ou contar: a revelação do diagnóstico pelas pessoas com HIV/aids. Dissertação (Mestrado em). PUC. São Paulo, 2002.

NOGUEIRA, C., NEVES, S. & BARBOSA, C. (2005). Fundamentos construcionistas sociais e críticos para o Estudo do Género. Psicologia. Teoria Investigação e prática, 2, 195-209. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/3954>. Acesso em: 16 set. 2017.

PARKER, R. e AGGLETON, P. Estigma, Discriminação e Aids. Coleção ABIA, Cidadania e Direitos, n. 1. Rio de Janeiro, ABIA, 2001.

PIZARRO, Maria Antônia Ribeiro Pinto. Aids, resiliência e escola. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional de Ijuí, Santo Ângelo.

SALDANHA, A. A. W. Vulnerabilidade e Construções de enfrentamento da soropositividade ao HIV por mulheres infectadas em relacionamento estável. Tese de doutorado – Pós-graduação em Psicologia. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo; 2003.

SEIDL, E. M. F., RIBEIRO, T. R. A. & Galinkin, A. L. (2010). Opiniões sobre pessoas com HIV/AIDS: um estudo exploratório sobre preconceito. Psico-USF, 15(1), 103-112. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-82712010000100011

SILVA, J., FONTES, K. S., SALDANHA, A. A. W., ARAÚJO, L. F. Aids, Estigma e Preconceito: a percepção da terceira idade. In: Anais do IX Congresso Virtual HV/Aids: A infecção VIH e o Direito. Disponível em: <http://apps.siquant.pt/aidscongress/Modules/WebC_Docs/GetDocument.aspx?DocumentId=280http://apps.siquant.pt/aidscongress/Modules/WebC_Docs/GetDocument.aspx?DocumentId=280>. Acesso em: 17 set. 2017.

SONTAG, S. Doença como metáfora, AIDS e suas metáforas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SOUSA FILHO, Alípio. Por uma teoria construcionista crítica. Bagoas: estudos gays, gêneros e sexualidades, Natal, v. 1, n. 1, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/bagoas/v01n01art02_sfilho.pdf>. Acesso em: 17 set. 2017.

SPINK M. J. Linguagem e produção de sentidos no cotidiano. Rio de Janeiro. Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010. DOI: https://doi.org/10.7476/9788579820465

SPINK, M, J. (org). Práticas Discursivas e Produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. Edição Virtual. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2012.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

FRANCISCO DOS ANJOS , Degmar; MONTEIRO DA FONSECA , José Henrique; OSTELONY DA SILVA , Jessika Karoliny. SENTIDOS DE JOVENS VIVENDO COM HIV FRENTE AOS ESTIGMAS, PRECONCEITOS E VULNERABILIDADES EM AMBIENTE EDUCACIONAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 279–294, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p279-294.id121. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/615. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias