ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636

Palavras-chave:

Escola Segura, IDEB, ENEM

Resumo

A escola deve ser referência de um local seguro e propiciador de conhecimento, em que o aluno possa conhecer seus próximos e a sociedade em que vive. Neste sentido, objetivou-se analisar, neste trabalho, um projeto denominado “Escola Segura”, desenvolvido no município de Guarantã do Norte – MT, com o intuito de comparar escolas que implementaram o projeto com outras que não o fizeram. Para tal, foram avaliadas duas escolas militarizadas e duas tradicionais, nos níveis de ensino fundamental e médio, com base no desempenho escolar referente aos anos de 2017, 2018 e 2019/1. Constatou-se diferença significativa apenas nas escolas de ensino médio, contudo, houve um ligeiro progresso nas notas de português e de matemática na escola B, ao passo que o índice do IDEB 2016 da escola A foi maior. Espera-se que o resultado das escolas militarizas, no próximo IDEB e no próximo ENEM, melhorem, já que as notas nas disciplinas avaliadas tiveram o incremento de um ponto após a implementação do projeto.

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Biografia do Autor

Krishna x Krishna Rodrigues de Rosa, UFSM

Doutoranda em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFSM) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/GTA)

Ana Paula Teles dos Reis, IFMT

Especialista em Gestão Pública (IFMT/VGD). Técnica Administrativa Educacional na Prefeitura de Peixoto de Azevedo

Antonia Eva Rodrigues da Silva, IFMT

Especialista em Gestão Pública (IFMT/VGD) Técnica Administrativa Educacional na Prefeitura de Peixoto de Azevedo

Alessandra Maria Filippin dos Passos, UNEMAT

Mestranda em Ciências Ambientais (UNEMAT)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

KRISHNA RODRIGUES DE ROSA, Krishna x; TELES DOS REIS, Ana Paula; RODRIGUES DA SILVA, Antonia Eva; FILIPPIN DOS PASSOS, Alessandra Maria. ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 522–543, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/503. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias