PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e024.id1032

Palavras-chave:

Formação Continuada, Relações Étnico-Raciais, Lei nº 10.639/03, Sequência Didática

Resumo

Este estudo teve como objetivo planejar, desenvolver e avaliar um curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental I das escolas de Pires do Rio, estado de Goiás, mediante uma sequência didática que utiliza a Literatura Infantil para a socialização da Lei nº 10.639/03. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa dos dados. Como resultados do planejamento, o artigo traz uma metassíntese qualitativa de pesquisas obtidas por meio de uma revisão sistemática de literatura, com vistas a realizar um levantamento e analisar o que tem sido produzido na área da formação docente para as relações étnico-raciais, identificando aspectos que poderiam ser implementados na proposta do curso. No desenvolvimento do curso, foram utilizados como instrumentos para o levantamento de dados a observação-participante e três questionários aos docentes participantes, dois antes e outro após o curso. Os resultados apontaram a necessidade de cursos para a formação continuada dos docentes e do desenvolvimento de recursos baseados em evidências, tal como a Sequência Didática baseada no uso da Literatura Infantil como forma de implementação da Lei n° 10.639/03.

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Biografia do Autor

Leida Corrêa da Silva

Mestrado em Ensino para a Educação Básica (IF Goiano) Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues

Mestrado em Ensino para a Educação Básica (IF Goiano) Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa

Doutorado em Biologia Celular e Estrutural (Unicamp) Professora EBTT no Instituto Federal de Brasília (IFB) Docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (IF Goiano)

Cristiane Maria Ribeiro

Doutorado em Educação (Ufscar) Docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (IF Goiano)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

CORRÊA DA SILVA, Leida; MENDES DOS SANTOS RODRIGUES, Leandra Aparecida; OLIVEIRA BARBOSA, Mayara Lustosa de; MARIA RIBEIRO, Cristiane. PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS ESCOLARES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e024, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e024.id1032. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/387. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias