EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO- CAMPUS URUTAÍ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23050.id676

Palavras-chave:

educação das relações étnico-raciais, formação inicial de professores, licenciaturas

Resumo

A formação inicial e continuada de professores é fundamental no processo de desenvolvimento da Educação das Relações Étnico-Raciais. Neste sentido, há a necessidade de qualificação   dos profissionais da educação para que possam desenvolver uma educação que aborde a diversidade étnico-racial. O objetivo desta pesquisa foi identificar o tratamento dado à Educação para as Relações Étnico-Raciais nos cursos de formação inicial de professores do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. Para tanto, a metodologia utilizada foi a análise documental e aplicação de questionários em que todas as informações foram coletadas e analisadas no aspecto quali-quantitativo. Considerou-se que os PPCs das Licenciaturas do IF Goiano Campus Urutaí preocupam-se em atender a legislação que determina a inserção e preparação dos licenciados para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Porém, observa-se um número pequeno de disciplinas que abordam a temática, além disso, observou-se desconhecimento dos licenciandos sobre ERER.

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Biografia do Autor

Hugo de Sousa Campos, Instituto Federal de Educação

Licenciando em Matemática no Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí. Tem interesse nas áreas de Matemática, Educação Matemática e Educação, com foco em Educação Financeira e Educação para as Relações Étnico-Raciais. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).

Leandra Aparecida Mendes dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Catalão

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2005). Atualmente é professor IV pela Secretaria da Educação de Goiás. Mestrado em Ensino Educação Básica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí. Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Federal de Catalão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação das relações étnico-raciais, relações étnico-raciais, educação, língua portuguesa e literatura. 

Cristiane Maria Ribeiro, Instituto Federal de Educação

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Foi professora efetiva da Universidade Federal de Goiás e atualmente está vinculada ao Instituto Federal Goiano na condição de professora. Tem experiência na Educação Básica e em pesquisa principalmente os seguintes temas: Educação, Negros, Políticas Educacionais e História da Educação. É professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Goiano. 

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Publicado

28.01.2024

Como Citar

CAMPOS, Hugo de Sousa; RODRIGUES, Leandra Aparecida Mendes dos Santos; RIBEIRO, Cristiane Maria. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO- CAMPUS URUTAÍ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23050, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23050.id676. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/676. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias