EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p870-888.id804

Palabras clave:

Educação Física, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos(as)

Resumen

Neste artigo, apresentamos impressões sobre a inserção da Educação Física no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos(as) (EJA), a partir das narrativas dos(as) alunos(as) que frequentam a Educação Básica. O objetivo é identificar a importância e o sentido atribuído à Educação Física pelos(as) estudantes do Ensino Médio e da EJA. Analisamos qualitativamente as falas dos(as) estudantes utilizando da pesquisa interpretativa com entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível identificar simbolismos marcantes nas falas dos(as) estudantes, como o conteúdo esportivo ser predominante nas aulas, vivências no formato simplista de “rolar a bola” e a ausência do componente curricular na EJA. Como contraponto às impressões, consideramos a importância da formação inicial no processo de legitimidade e o posicionamento do(a) professor(a) perante a comunidade escolar para estabelecer o espaço da Educação Física no currículo escolar e como prática significativa ao(à) aluno(a).

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Biografía del autor/a

Carlos Átila Lima dos Santos, UFC

Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Priscila Rose de Oliveira Alves, UFC

Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Luciana Venâncio, UFC

Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Luiz Sanches Neto, UFC

Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará (UFC) Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

LIMA DOS SANTOS, Carlos Átila; OLIVEIRA ALVES, Priscila Rose de; VENÂNCIO, Luciana; SANCHES NETO, Luiz. EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS). Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 870–888, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p870-888.id804. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/437. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías