APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236

Palabras clave:

Ensino de matemática, Livro didático, Escrita da história da matemática

Resumen

A história da matemática como campo de investigação cientifica tem possibilitado, por meio da observação e análise em tratados históricos que carregam em seu conteúdo e contexto uma gama de informações, a produção de narrativas historiográficas das quais são elencados desdobramentos para o ensino. Tal fato tem ocorrido a partir do pressuposto de que a incorporação de elementos da história em sala pode fornecer subsídios ao processo de ensino e aprendizagem. Visto isso, mediante a proximidade com a educação básica, em especial com o ensino médio, desenvolveu-se esse estudo na tentativa de identificar a aproximação das escritas baseadas na história da matemática presentes em livros didáticos do ensino médio com as vertentes historiográficas tradicional e atualizada. Nessa perspectiva, a pesquisa ora realizada foi de cunho qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Verificou-se nesse estudo que os textos, em que informações da história são elucidadas, possuem características que condizem com a vertente historiográfica tradicional. Em nenhuma das alusões feitas à história foi possível observar um domínio de características que a indicasse como próxima a uma escrita da história nos moldes da vertente atualizada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Francisco Wagner Soares Oliveira, IFCE

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE)

Eugeniano Brito Martins, IFCE

Professor EBTT (IFCE). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE)

Suziê Maria de Albuquerque, IFCE

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE). Professora da Secretária de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Ana Carolina Costa Pereira, UECE

Doutorado em Educação (UFRN). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Citas

BARONI, R. L. S.; NOBRE, S. R. A Pesquisa em História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999. p. 129-136.

BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. História da ciência para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2014.

BIANCHI, M. I. Z. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado na área de Concentração em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico-Científicos) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.

BIFFI, L. C. R. História da Matemática nos Livros Didáticos do Ensino Médio: Uma Investigação. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 2016, Curitiba. GD 5 – História da Matemática/Educação Matemática. Curitiba, 2016.

BRASIL. Secretária de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2018: matemática: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CARDOSO, E. J.; ZUIN, E. de S. L. Equações quadráticas nos livros didáticos de Matemática: ainda “Fórmula de Bhaskara”?. In: XI Seminário Nacional de História da Matemática, 11, 2015, Natal/RN. Anais do XI Seminário Nacional de História da Matemática. Natal/RN: SBHMat, 2015.

CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos História e Matemática em sala de aula. Belém: Sbem/Sbem-pa, 2017.

GODOY, A. S. Pesquisa Qualitativa Tipos Fundamentais. Raje-revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p.20-29, 1995. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf>. Acesso em: 15 maio 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

IEZZI et al. Matemática: ciência e aplicações. Obra em três volumes para os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

OLIVEIRA, F. W. S.; SOUSA, A. C. G. de. Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino. 2017. 70 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Canindé, 2017.

PEREIRA, E. M. História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016.

SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

TURÍBIO, S. R. T.; SILVA, A. C. da. A influência do livro didático na prática pedagógica do professor que ensina matemática. Revista Prática Docente, Mato Grosso, v. 2, n. 2, p. 158-178, 2017. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/73/30>. Acessado em: 20 jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p158-178.id73

VIDAL et al. Reflexões sobre a história da matemática abordada nos livros didáticos do ensino médio: uma análise da história da estatística e dos números complexos. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 12, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

WAGNER SOARES OLIVEIRA, Francisco; BRITO MARTINS, Eugeniano; ALBUQUERQUE, Suziê Maria de; COSTA PEREIRA, Ana Carolina. APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 406–417, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/567. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.