EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA REALIDADE DISTANTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23002.id1691

Palavras-chave:

Educação Física, Educação continuada, PCD, Educação Física adaptada

Resumo

Cursos voltados à educação continuada, na Educação Física escolar, apresentam menor oferta quando comparados às áreas de preparação física. Quando se trata da Educação Física Especial, este número é ainda menor. A fim de verificar a repercussão deste cenário, o objetivo do presente estudo é analisar as características da formação continuada de professores da rede básica de ensino na cidade do Rio de Janeiro, em especial ao conhecimento sobre a docência para PCDs. Foi aplicado questionário estruturado, que permitiu realizar um mapeamento da formação continuada de professores que atuam na Educação Básica na cidade. Dentre os resultados, verificou-se que 27,3% da amostra detinham cursos de pós-graduação na área escolar e apenas 6,8% na área de Educação Física adaptada. Os dados revelam a necessidade de repensar as estratégias de oferta e demanda de cursos de especialização, em especial o atendimento de PCDs na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Educação Física (UNICAMP) Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF) Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE/UERJ)

Luiz Felipe Machado Pinto, Centro Universitário Augusto Motta

Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO) Professor no Centro Universitário Augusto Motta

Referências

ALVES, Maria Luiza Tanure et al. A pesquisa em atividade física adaptada: objetos de estudo e metodologias. Pensar a Prática, v. 20, n. 01, p. 53-60, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40174. Acesso em: 03 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.40174

ANTUNES, Marcelo Moreira et al. As competências do professor de educação física na educação especial: uma aproximação preliminar. Conexões, Campinas, v. 12, n. 4, p. 1-22, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/1670. Acesso em: 25 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v12i4.1670

ANTUNES, Marcelo Moreira. As artes marciais chinesas para pessoas com deficiência: dilemas e possibilidades do wushu. 2. ed. Curitiba: CRV, 2020. DOI: https://doi.org/10.24824/978655578858.7

BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (DOU de 23 de dezembro de 1996). Brasília: Congresso Nacional, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 05 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.696, de 01 de setembro de 1998. (DOU de 2 de setembro de 1998). Brasília: Casa Civil, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm. Acesso em: 03 jan. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146/2015. Estatuto da Pessoa com Deficiência. (DOU de 07 de julho de 2015). Brasília: Secretaria Geral. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 07 jan. 2022.

CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; NASCIMENTO, Matheus Monteiro; OSTERMANN, Fernanda. A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar. Revista Thema, v. 15, n. 3, p. 1064-1088, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/188331/001083549.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1064-1088.1059

FERREIRA, Aline Mori; TEIXEIRA, Sueli Cristina de Pauli. Fracasso escolar e formação docente inicial: intrínsecas relações. Curitiba: Appris, 2021.

FIGUEIREDO, Zenólia Cristina Campos (Org.). Formação profissional em Educação Física e o mundo do trabalho. Vitória: Gráfica da Faculdade Salesiana, 2005.

FLEURI, Reinaldo Matias. Perfil profissional docente no Brasil: metodologias e categorias de pesquisas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2015. Disponível em: http://relatos.inep.gov.br/ojs3/index.php/relatos/article/view/4082. Acesso em: 18 ago. 2022.

FONTENELLA, Bruno José Barcellos; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro. Amostragem por saturação em pesquisa qualitativa em saúde: contribuições teóricas. Cad. Saúde Pública. v. 24, n. 1, p. 17-27, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Zbfsr8DcW5YNWVkymVByhrN. Acesso em: 25 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100003

FONTENELLA, Bruno José Barcellos et al. Amostragem em pesquisa qualitativa: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cad. Saúde Pública, v. 27, n. 2, p. 389-394, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/3bsWNzMMdvYthrNCXmY9kJQ/?lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020

GATTI, Bernadete. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vBFnySRRBJFSNFQ7gthybkH/abstract/?lang=ptno. Acesso em: 25 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006

IBGE. Censo escolar – sinopse, 2021a. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pesquisa/13/5908. Acesso em: 04 ago. 2022.

IBGE. Censo escolar – sinopse, 2021b. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/pesquisa/13/5908. Acesso em: 04 ago. 2022.

IBGE. Censo escolar – sinopse, 2021c. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/rio-de-janeiro/pesquisa/13/5908. Acesso em: 04 ago. 2022.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NOZAKI, Hajime Takeuchi. Educação física e reordenamento no mundo do trabalho: mediações da regulamentação da profissão. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal Fluminense. Niterói. 377p. 2004.

POSSA, Leandra Boer; NAUJORKS, Maria Inês; RIOS, Grasiela Maria Silva. Matizes do discurso sobre avaliação na formação de professores da Educação Especial. Revista Educação Especial, v. 25, n. 44, p. 465-482, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/6848/pdf. Acesso em: 03 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X6848

RIO DE JANEIRO. Prefeitura do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://educacao.prefeitura.rio/educacao-em-numeros. Acesso em: 04 ago. 2022.

SANT’ANA, Izabella Mendes. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, mai./ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/TGkrQ6M6vvXQqwjvLmTFrGw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-73722005000200009

SILVA, André Ribeiro; MORAES, Jackeline Fátima de. A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar. Revista do CEAM, v. 5, n. 2, p. 69-75, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 14 maio 2022.

SILVA, Cláudio Silvério; SOUZA NETO, Samuel;DRIGO, AlexandreJanotta.Os professores de Educação Física Adaptada e os saberes docentes. Motriz, v.15 n.3 p.481-492, 2009. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-535195. Acesso em 04 jan. 2023.

SILVA, Delfina Benjamim Massangaie; USSENE, Sónia Francisca Mussa. Formação de professores e escolarização de alunos com deficiência em Moçambique: estágio atual e desafios. In: KRAEMER, Graciele Marjana; LOPES, Luciane Bresciani; SILVA, Karla Fernada Wunder (Orgs.). A educação das pessoas com deficiência: desafios, perspectivas e possibilidade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. p. 182-201. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.95194.9

SILVA, Osni Oliveira Roberto; SOUZA, Claúdio Lucena de. Percurso histórico da formação profissional em Educação Física no Brasil e na Bahia. Lecturas: Educación física y deportes. v. 14, n. 141, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd141/formacao-profissional-em-educacao-fisica.htm. Acesso em: 10 jul. 2022.

STIGGER, Marco Paulo. Educação Física + humanas. São Paulo: Autores associados, 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TERRA, Ricardo Nogueira; GOMES, Claudia Gomes. Inclusão escolar: carências e desafios da formação e atuação profissional. Revista Educação Especial, v. 26, n. 45, p. 109-124, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5629. Acesso em: 18 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X5629

THOMAS, Jerry; NELSON, Jack; SILVERMAN, Stephen. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

ANTUNES, Marcelo Moreira; PINTO, Luiz Felipe Machado. EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: UMA REALIDADE DISTANTE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23002, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23002.id1691. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/147. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias