PRÁTICAS DOCENTES E EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23013.id1498

Palavras-chave:

Educação CTS, Processos formativos, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo trata-se de uma investigação em teses e dissertações brasileiras que contemplam a formação continuada (FC) de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), sob a perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS). Buscou-se compreender nos trabalhos quais foram os desafios que surgiram dos processos de FC que tiveram como foco o desenvolvimento e análise de práticas pedagógicas. A partir de um levantamento bibliográfico, na base de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, foram analisadas quatro teses e três dissertações utilizando a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para a importância do desenvolvimento de práticas docentes durante os processos de FC em CTS, pois por meio de tal ação, torna-se possível compreender as dificuldades que emergem durante a implementação dessas práticas, e entendendo as dificuldades, pode-se buscar suprimi-las, aperfeiçoando assim, a educação na área de CNT.

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Biografia do Autor

Morgana Welke, UFFS

Mestranda em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS)

Sinara München, UFSM

Doutora em Educação em Ciências (UFSM) Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

WELKE, Morgana; MÜNCHEN, Sinara. PRÁTICAS DOCENTES E EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23013, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23013.id1498. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/158. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias