ARTICULAÇÕES ENTRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A EDUCAÇÃO CTS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e058.id1050

Palavras-chave:

Ciência-Tecnologia-Sociedade, Formação docente, Práticas docentes

Resumo

Esse estudo analisou como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se articulam à Educação CTS e se inserem nas práticas pedagógicas de docentes. Caracteriza-se como uma pesquisa quanti-qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, foi realizada com professores do Ensino Fundamental e Médio, que participaram de um processo formativo conduzido por oficinas pedagógicas, orientados pela Educação CTS articulados aos ODS. Após o processo formativo, os docentes responderam uma questão sobre os ODS, e foi realizada uma ação dialógica onde relataram a abordagem dos ODS nas suas práticas. Uma formação docente voltada para o pensamento crítico, reflexivo e sustentável, integra os esforços para o alcance dos ODS. Assim, formações continuadas por meio a educação CTS articulada aos ODS, apontam caminhos para uma educação que envolva os professores em uma nova forma de ver, pensar e desenvolver suas práticas pedagógicas, para uma formação integral dos escolares com um pensamento orientado para o futuro.

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Biografia do Autor

Vanessa Candito, UFRGS

Mestra em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Karla Mendonça Menezes, UFSM

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Carolina Braz Carlan Rodrigues, UFSM

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Leonan Guerra, UFSM

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Doutorando no PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

CANDITO, Vanessa; MENDONÇA MENEZES, Karla; CARLAN RODRIGUES, Carolina Braz; GUERRA, Leonan. ARTICULAÇÕES ENTRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A EDUCAÇÃO CTS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e058, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e058.id1050. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/346. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias