METODOLOGIA PBL: UMA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23016.id1679

Palavras-chave:

Ensino de Engenharia, Metodologia PBL, Prática Docente

Resumo

Neste artigo se analisa a prática docente na construção de um protótipo de ponte com papel reciclado, trabalhada via metodologia Problem Based Learning (PBL) em um curso de Engenharia Civil. Na revisão bibliográfica, buscaram-se referenciais teóricos segundo os princípios de Barrows, um dos desenvolvedores da metodologia PBL como a conhecemos hoje. A coleta de dados utilizou observações da prática docente, entrevista com o docente e questionário para os discentes da disciplina. Buscou-se identificar as contribuições da PBL para o desenvolvimento do perfil profissional dos futuros engenheiros e aspectos apontados como positivos ou negativos pelos estudantes e pelo docente. Os estudantes resolveram situações reais inerentes às suas futuras carreiras, mas apontaram o aumento de carga horária e pouca habilidade dos professores em utilizar a metodologia, incluindo critérios de avaliação. A experiência foi considerada exitosa para o desenvolvimento de habilidades necessárias para o futuro profissional de Engenharia Civil.

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Biografia do Autor

Martonio José Marques Francelino, UFRGS

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS) Professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UACSA/UFRPE)

Tania Denise Miskinis Salgado, UFRGS

Doutora em Ciências (UFRGS) Professora Titular Aposentada Docente da Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

FRANCELINO, Martonio José Marques; SALGADO, Tania Denise Miskinis. METODOLOGIA PBL: UMA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23016, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23016.id1679. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/161. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias