O USO DO KAHOOT! COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ZOOLOGIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22039.id1339

Palavras-chave:

Uso pedagógico do Kathoot, Aprendizagem de Zoologia, Ensino de Zoologia

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a aplicação de um jogo online como ferramenta de aprendizagem e verificar sua influência no rendimento dos alunos quando aplicado antes de atividades avaliativas. A atividade envolveu duas disciplinas do 2º período de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em que uma delas ensinou os alunos a utilizarem o jogo, e a outra teve seu conteúdo utilizado e avaliado através da utilização do Kahoot!. Após a atividade, percebeu-se que o jogo conseguiu trazer uma maior interatividade entre alunos e professores, possibilitando testar o grau de conhecimento e apropriação do conteúdo abordado previamente em sala de aula. Os alunos vivenciaram uma participação mais divertida e lúdica, e as docentes puderam avaliar os pontos mais frágeis no entendimento do conteúdo trabalhado. Adicionalmente, foi possível verificar que o rendimento dos alunos melhorou em média 19% nas avaliações aplicadas após o uso do jogo. Podemos concluir que o Kahoot! é um jogo que pode ser utilizado para fixar e aprofundar o conteúdo estudado, tornando-se, dessa forma, uma valiosa ferramenta de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Lorena Temponi Boechat, UFV

Doutorado em Engenharia Agrícola (UFV) Professora no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

Jane Piton Serra Sanches, UNESP

Doutorado em Biologia Animal (UNESP) Professora no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

TEMPONI BOECHAT, Lorena; SERRA SANCHES, Jane Piton. O USO DO KAHOOT! COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ZOOLOGIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22038, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22039.id1339. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/225. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias