FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e007.id1174

Palavras-chave:

Metodologias Alternativas, Feiras de Ciências, Ensino de Química

Resumo

As Feiras de Ciências são eventos públicos que possibilitam aos estudantes validar suas ideias e colocar em prática suas habilidades argumentativas, divulgando seus conhecimentos. Nesta perspectiva, o presente artigo objetivou realizar um levantamento bibliográfico referente à utilização de Feiras de Ciências como estratégia metodológica voltada ao ensino de Química, bem como destacar os seus principais benefícios em relação ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, pesquisa qualitativa e descritiva, com base em artigos originais, outros artigos de revisão, dissertações e resumos de eventos, levando-se em consideração os estudos que abordassem atividades relacionadas à aplicação de Feiras de Ciências no ensino de Química. As pesquisas foram realizadas nas bases de dados: Science Direct, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Os termos “Feira de Ciências”, “Ensino de Química” e “Metodologias Alternativas” foram os descritores utilizados. Foram obtidos 14.815 resultados, que embasaram a discussão ora proposta, e demonstram a importância da realização de Feiras de Ciências como uma metodologia alternativa aos métodos tradicionais de ensino de Química.

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Biografia do Autor

Cleane da Silva Machado, IFPI

Licencianda em Química (IFPI)

Abraão Leal Alves, IFPI

Doutorando em Biotecnologia (PPGBIOTEC) da Universidade Federal do Delta do Piauí (UFDPar) Docente no Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Elenice Monte Alvarenga, IFPI

Doutora em Biotecnologia, Docente no Instituto Federal do Piauí (IFPI) Docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

SILVA MACHADO, Cleane da; ALVES, Abraão Leal; MONTE ALVARENGA, Elenice. FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e007, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e007.id1174. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/255. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias