A MELODIA DO BEM-TE-VI COMPONDO SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ABORDAGEM STEAM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e076.id1103

Palavras-chave:

Educação STEAM, Espaços de Aprendizagem, Biomimetismo, Bioacústica

Resumo

Este artigo compartilha uma ação educativa fundamentada na abordagem STEAM, a qual articula Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática sob a perspectiva da melodia do pássaro Pitangus sulphuratus, o popular bem-te-vi. O cenário e ambiente de aprendizagem é o Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá (MT). O objetivo consiste em desenvolver propostas de atividades a partir da abordagem STEAM. A problemática caracterizou-se em como elaborar a abordagem STEAM a partir de um hóspede natural local do parque, o bem-te-vi. Alinhando-se com essa ideia, com respaldo em uma perspectiva de Educação Científica, entrelaçam-se cinco áreas em dois conceitos estruturantes: a Bioacústica e o Biomimetismo. Assim, apresenta-se a articulação de conceitos imersos nesse conjunto de ideias para a contribuição de processos que potencializem, nos estudantes, as habilidades, visando a uma participação crítica e consciente em relação ao conhecimento, a partir do hóspede natural do Parque, o bem-te-vi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geslane Figueiredo da Silva Santana, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Chiara Maria Seidel Luciano Dias, UFMT

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Campus de Sinop)

Edna Lopes Hardoim, UFMT

Doutorado em Ciências (UFSCar) Professora Pesquisadora Associada, Docente nos PPG Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT), PPG Ensino de Ciências Naturais e PPG Ensino de Biologia (UFMT)

Mazílio Coronel Malavazi, UFMT

Doutor em Matemática (Unicamp) Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT)

Referências

ANDRADE, Gabriela Rabelo. Biomimétrica no design: abordagens, limitações e contribuições para o desenvolvimento de produtos e tecnologias. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Design). — Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://doczz.com.br/doc/169208/biomim%C3%A9tica-no-design--abordagens--limita%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 9 ago. 2021.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2014.

CAVALCANTE, Krisdany Vinícius Santos de Magalhães. Avaliação acústica ambiental de hábitats de passeriformes expostos a ruídos antrópicos em Minas Gerais e São Paulo. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) — Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/defesas/353M.PDF. Acesso em: 25 mar. 2021.

FERREIRA, Carlos Gonçalvez Félix. Perguntar à natureza — biomimicry thinking: O biodesign como solução para a escassez de água. 2016. 179 f. Dissertação (Mestrado em Design de Equipamento; Especialização em Design de produto) — Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2016. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/28499?locale=pt_PT. Acesso em: 9 ago. 2021.

JOHNSON, Larry; ADAMS BECKER, Samantha, ESTRADA, Victoria; FREEMAN, Alex. NMC Horizon Report: Edição Educação Básica 2015. Tradução do Relatório para Português: Colégio Bandeirantes. Austin, Texas: The New Media Consortium., 2015. Disponível em: https://ppgtic.ufsc.br/files/2015/11/2015-nmc-horizon-report-k12-PT.pdf. Acesso em: 9 ago. 2021.

LOPES, Tiago Beirigo; CANGUSSU, Everton Soares; HARDOIM, Edna Lopes; GUARIM-NETO, Germano. Atividades de Campo e STEAM: Possíveis Interações na Construção de Conhecimento em Visita ao Parque Mãe Bonifácia em Cuiabá-MT. Revista REAMEC, Cuiabá v. 5, n. 2, jul./dez. 2017. https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p304-323.i5739

MITIDIERI, Ricardo José. XC359179 bem-te-vi Pitangus sulphuratus maximiliani) call.

Xeno-canto: compartilhando sons de aves do mundo todo. Gravado em Rio Bonito de Baixo, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil, 3 dez. 2017. [Leiden]: Xeno-canto Foundation and Naturalis Biodiversity Center, [2005]. Disponível em: https://www.xeno-canto.org/359179. Acesso em: 9 ago. 2021.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2003.

NOCKO, Caio Manoel. Softwares Livres de Produção. Curitiba: SEED, 2010. (Audacity. Versão 1.3.5. Editor de Áudio. Volume 1). Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf. Acesso em: 8 ago. 2017.

PETRY, Polyanna Possani da Costa; MEDEIROS, Kátia Maria de; HARDOIM, Edna Lopes; MANSILLA, Débora Eriléia Pedrotti. A modelagem matemática como uma metodologia investigativa e crítica nas aulas de Matemática. Revista Educação Matemática Debate, Montes Claros (MG), Brasil, v. 4, p. 1–25, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202037. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2225/3066. Acesso em: 9 ago. 2021.

POUGY, Eliana; VILELA, André. Projeto Ápis: Arte, 3º ano (Manual do Professor). 1. ed. São Paulo: Ática, 2017.

SANTOS, Antonio Silveira Ribeiro dos. A importância da vocalização na identificação das aves. Boletim n. 10. São Paulo: CEO (Centro de Estudos Ornitológicos), jul. 1994. p. 27–34. Disponível em: http://www.ceo.org.br/bolet/bolceo10.pdf. Acesso em: 9 ago. 2021.

SCHAFER, Raymond Murray. A afinação do mundo – Uma exploração pioneira pela história e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

TOLENTINO, Vitor Carneiro de Magalhães. Repertório vocal e variações no canto de aves em diferentes áreas florestais no cerrado sensu lato. 2015. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) — Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13417. Acesso em: 25 mar 2021.

TOLENTINO, Vitor Carneiro de Magalhães. Bioacústica como ferramenta para estudo da influência do ruído antrópico nas aves. 2019. 168 f. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) — Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24925. Acesso em: 25 mar. 2021.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

SILVA SANTANA, Geslane Figueiredo da; SEIDEL LUCIANO DIAS, Chiara Maria; LOPES HARDOIM, Edna; CORONEL MALAVAZI, Mazílio. A MELODIA DO BEM-TE-VI COMPONDO SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ABORDAGEM STEAM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e076, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e076.id1103. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/288. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias