MONITORIA ACADÊMICA EM ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e090.id1202

Palavras-chave:

Aulas práticas, Metodologias, Docência

Resumo

Na disciplina de zoologia dos invertebrados, compete ao monitor, na parte prática, exercer suas funções de auxiliar, mediar, socializar, lecionar e pesquisar. O artigo objetiva relatar experiências vivenciadas na monitoria acadêmica de zoologia dos invertebrados, discorrendo, principalmente, acerca das metodologias desenvolvidas. Nesse sentido, foi disponibilizada uma aula prática após o estudo teórico de cada filo do reino animal. A maioria dessas práticas foram desenvolvidas no laboratório multidisciplinar da universidade e neste artigo foram descritas cinco delas, relacionadas com os seguintes conteúdos: Protozoa, Porifera, Mollusca e Arthropoda. Participaram das aulas os alunos matriculados nas disciplinas de zoologia dos invertebrados I e II. Estes mostraram interesse, curiosidade e atenção durante os momentos de visualização no microscópio, revisão, dissecação e montagem da coleção dos artrópodes. Portanto, conclui-se que a monitoria contribui tanto para a formação acadêmica dos monitores quanto para um melhor andamento da disciplina, favorecendo o desenvolvimento das metodologias aplicadas.

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Biografia do Autor

Marianne Martins dos Santos Pereira, UNEAL

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

João Pedro Silva Oliveira, UNEAL

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Rodrigo Almeida Pinheiro, UFVJM

Mestrando em Produção Vegetal (UFVJM) Discente do programa de pós-graduação em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Claudimary Bispo dos Santos, UNEAL

Mestrado em Ciências da Saúde (UFS) Professora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

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Publicado

09.12.2021

Como Citar

MARTINS DOS SANTOS PEREIRA, Marianne; SILVA OLIVEIRA, João Pedro; ALMEIDA PINHEIRO, Rodrigo; BISPO DOS SANTOS, Claudimary. MONITORIA ACADÊMICA EM ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e090, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e090.id1202. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/312. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias