FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232

Palavras-chave:

Ensino médio, Aulas práticas, Diversidade biológica, Sistemática filogenética

Resumo

A compreensão da biodiversidade como decorrente do processo evolutivo é fundamental para a formação dos educandos. Teve-se como objetivo apresentar uma aula prática complementar à sugerida pelo Currículo do Estado de São Paulo no que tange ao ensino de filogenia, a partir da utilização de manequins confeccionados com materiais reutilizáveis. Utilizou-se como método a aplicação de questionários estruturados aplicados a 30 alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, antes e depois das aulas práticas. Conclui-se que, quando as aulas são concebidas com materiais táteis e tridimensionais, os alunos apresentam maior grau de envolvimento que no desafio impresso, aguçando a curiosidade e aumentando o grau de envolvimento na construção do saber. Esse envolvimento em aulas práticas denota melhora de resultados em provas modelo ENEM, uma vez que trabalham habilidades básicas. Ainda assim, requerem maior tempo de investimento com relação a conceitos básicos da filogenia.

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Biografia do Autor

Rogério Soares Cordeiro, UMC

Doutor em Biotecnologia (UMC). Professor de Biologia da Rede Pública do Estado de São Paulo (SEE-SP)

Stefanie Caroline Caldeira de Araújo, UMC

Graduada em Ciências Biológicas (UMC). Professora de Biologia

Maria Santina de Castro Morini, UMC

Pós-Doutorado em Zoologia (UNESP). Professora de Graduação em Ciências Biológicas e Pós-Graduação em Biotecnologia e Políticas Públicas (UMC)

Moacir Wuo, UMC

Doutor em Psicologia (PUC-SP). Professor de Graduação em Ciências Biológicas e Pós-Graduação em Políticas Públicas (UMC)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

SOARES CORDEIRO, Rogério; CALDEIRA DE ARAÚJO, Stefanie Caroline; CASTRO MORINI, Maria Santina de; WUO, Moacir. FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 519–538, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/577. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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