IDENTIFICAÇÃO DE TEOREMAS EM AÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e071.id1230

Palavras-chave:

Teoremas-em-ação, Ensino de As, Sol

Resumo

Esta pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo identificar teoremas em ação mobilizados por uma turma de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental ao resolverem situações de Astronomia. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática, com base nos conteúdos sugeridos pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental, especificamente para as turmas de 1° a 5°, que contemplou uma abordagem conceitual sobre o Sol, a Lua e suas fases e o Sistema Solar. Os dados foram coletados por meio de gravações de áudio, debates, produção escrita dos estudantes e entrevistas, os quais foram analisados a partir do referencial da Teoria dos Campos Conceituais (TCC). Como resultados identificamos sete teoremas em ação. Os resultados mostraram a TCC como ferramenta para compreensão do processo de conceitualização dos estudantes por parte dos professores e a identificação da origem de teoremas em ação falsos.

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Biografia do Autor

Mayara Hilgert Pacheco, UEM

Licenciada em Física (UEM) Discente de bacharelado em Física (UEM)

Marli Schmitt Zanella, UEM

Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM) Docente no Programa de Pós-graduação em Rede para o Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

HILGERT PACHECO, Mayara; SCHMITT ZANELLA, Marli. IDENTIFICAÇÃO DE TEOREMAS EM AÇÃO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e071, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e071.id1230. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/359. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias