A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432Palavras-chave:
Levantamento Bibliográfico, História da Ciência, História do CalorResumo
Os conceitos que estruturam a Termodinâmica, tais como, calor, temperatura, energia interna, trabalho e entropia são difíceis de serem abordados pois os estudantes de diferentes níveis educacionais possuem concepções espontâneas relacionadas a esses conceitos. Sendo assim, diante das dificuldades advindas das concepções espontâneas, consideramos mapear as pesquisas relacionadas ao Ensino da Termodinâmica, para elucidar quais estratégias vem sendo abordado para o ensino desse conteúdo. Para isso consideramos os artigos publicados em periódicos nacionais com o extrato qualis no Ensino de Ciências entre A1 e B2. Ao todo obteve-se 26 artigos, que abordavam o Ensino de Termodinâmica. Realizou-se o agrupamento em quatro categorias que foram oriundos da análise de crônica sendo: (1) História da Ciência no Ensino da Termodinâmica. (2) O papel da experimentação no Ensino de Termodinâmica. (3) Investigações de conceitos espontâneos e científicos da Termodinâmica e suas implicações para o Ensino de Ciências (4) Materiais didáticos para o Ensino de Termodinâmica. Das pesquisas analisadas o perfil conceitual foi o único articulador teórico que permite abordar às concepções espontâneas e científicas do calor, além disso as diferentes teorias construtivas não foram exploradas de forma ampla nas pesquisas acerca do Ensino da Termodinâmica.
Downloads
Métricas
Referências
BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO-JÚNIOR, Francisco, Nairon. Os livros didáticos e suas omissões e distorções na História e no desenvolvimento da Termodinâmica. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v.3, n.1, p. 3-19, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38013/29013. Acesso em: 19/06/2017.
BARBOSA, João, Paulino, Valde; BORGES, Antônio, Társio. O entendimento dos estudantes sobre energia no início do Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.23, n.2, p. 182-217, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6275/12765. Acesso em: 19/06/2017.
BARROS, Haroldo, Lúcio de Castro. Processos Endotérmicos e Exotérmicos: Uma visão atômica- molecular. Química Nova na Escola. v.31, n.4, Novembro, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_4/04-CCD-7008.pdf. Acesso em: 20/06/2017.
CARVALHO, Bianca, Cintra de; GOMES, Luciano, Carvalhais. Análise história do conceito de calor nos trabalhos de Joule e Implicações para o Ensino de Física. Investigações em Ensino de Ciências. v. 22, n.3, p. 264- 290, 2017. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/733. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p264
CASTRO, Pablo, Micael, Araújo; FERREIRA, Luciana, Nobre, Abreu. Representações sociais de calor por estudantes de graduação em Química. Química nova na escola. v. 37. n. especial, p. 26-34, 2015. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_especial_I/06-AF-98-14.pdf. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20150016
CERVO, Amado, Lúcio; BERVIAN, Pedro, Alcino. Metodologia Científica. 6 ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2007.
COVOLAN, Silvia, Cristina, Teodoro; SILVA, Dirceu da. A entropia no Ensino Médio: Utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito. Ciência & Educação, v.11, n.1, p. 98- 117, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n1/09.pdf. Acesso em: 20/06/2017 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000100009
DINIZ-JÚNIOR, Antônio Inácio; SILVA, João Roberto Ratis, Tenório, da; AMARAL, Edenia, Maria, Ribeiro. Zonas do perfil conceitual de calor que emergem na fala de professores de Química. Química Nova na Escola. v.37, n. especial 1, p. 55-67, 2015. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_especial_I/09-CP-99-14.pdf. Acesso em: 20/06/2017.
GOMES, Luciano, Carvalhais. A Ascensão e queda da teoria do calórico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.29, n.3, p. 1030-1073, 2012. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n3p1030/23609. Acesso em: 20/06/2017.
GOMES, Luciano, Carvalhais, A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem- parte 1. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.32, n.2, p. 407- 441, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n2p407/29993. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p407
GOMES, Luciano, Carvalhais. A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem- parte 2. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.32, n.3, p. 738- 768, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175- 7941.2015v32n3p738. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p738
HÜLSENDEGER, Margarete, Jerusa, Varela, Centeno. A História da Ciência no Ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de Física. Ensaio Pesquisa e Educação em Ciências. v. 9, n. 2, p. 222- 237, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v9n2/1983-2117-epec-9-02-00222.pdf. Acesso em: 20/06/2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172007090205
MARQUES, Nelson, Luiz, Reyes; ARAÚJO, Solano, Ives. Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental: uma experiência em Física Térmica. Experiências em Ensino de Ciências. v.5, n.3, p. 131-152, 2010. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID128/v5_n3_a2010.pdf. Acesso em: 20/06/2017.
MEDEIROS, Alexandre. Entrevista com o Conde Rumford: da teoria do calórico ao calor como uma forma de movimento. Física na Escola. v. 10, n.1, p. 4-16, 2009. Disponível: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a02.pdf. Acesso em: 20/06/2017.
MELTZER, David, Eduard. Investigation of students’ reasoning regarding heat, work, and the first law of thermodynamics in an introductory calculus-based general physics course. American Journal of Physics. v. 72, n.11, p. 1432-1446, 2004. Disponível em: https://aapt.scitation.org/doi/pdf/10.1119/1.1789161. Acesso em: 28/08/2017. DOI: https://doi.org/10.1119/1.1789161
MONTEIRO, Marco, Aurélio, Alvarenga; MONTEIRO, Isabel, Cristina, de Castro; GASPAR, A; GERMANO, Edmundo. Proposta de Atividade para abordagem do conceito de entropia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.26, n.2, p. 367-378, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n2p367. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367
MORTIMER, Eduardo, Fleury; AMARAL, Luiz, Otávio. Quanto mais quente melhor calor e temperatura no Ensino de Termoquímica. Química nova na escola. n.7, p. 30-34, Maio de 1998. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/aluno.pdf. Acesso em: 20/06/2017.
OLIVEIRA, Renato, José de; SANTOS, Joana, Maria. A energia e a Química. Química Nova na Escola. n. 8, Novembro, p. 19-22, 1998. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/conceito.pdf. Acesso em: 20/06/2017.
PASSOS, Júlio, César. Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.31, n.3, p. 3603-1- 3603-8, 2009. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/313603.pdf. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000300013
PERREIRA, Marta, Máximo; SOARES, Virtovani; ANDRADE, Viviane, de Abreu. Escrita como ferramenta indicativa das possíveis contribuições de uma atividade investigativa sobre temperatura para a aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências. v.6, n.3, p. 118-132, 2011. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID164/v6_n3_a2011.pdf. Acesso em: 20/06/2017.
PIFER, Anderson; AURANI, Katya, Margareth. A teoria analítica do calor de Joseph Fourier: uma análise das bases conceituais e epistemológicas. Revista Brasileira de Ensino de Física. v.37, n.1, p. 1603-1-1603-9, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v37n1/0102-4744-rbef- 37-01-1603.pdf. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11173711681
QUEIRÓS, Wellington, Pereira, de; NARDI, Roberto; DELIZOICOV, Demétrio. A produção técnico-científica de James Prescott Joule: Uma leitura a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. Investigações em Ensino de Ciências. v. 19, n.2, p. 99-116, 2014. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/98/69. Acesso em: 20/06/2017.
RAMOS, Wesley, Candeu; DEL RIO, Bruno, Rafael; BARRETO, Fernando; SUART-JÚNIOR, José, Bento. A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos. Actio: Docência em Ciências. v.2, n.1, p. 474-492, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792/4402. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v2n1.6792
ROSA, Paulo, Ricardo, da Silva. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino. Campo Grande: Editora UFMS, 2015.
ROTHBERG, Danilo; QUINATO, Gabriel, Augusto, Cação. Ensino de Ciências e CTS: Contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre Entropia e Degradação de Energia. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v.9, n.1, p. 179-206, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982- 5153.2016v9n1p179/31797. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p179
SILVA, Ana, Paula, Bispo; FORATO, Thaís, Cyrino de, Melo. GOMES, José, Leandro de Costa Gomes. Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.30, n.3, p. 492-537, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n3p492. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p492
SILVA, José, Luiz, de Paula, Barros. Por que não estudar entalpia no Ensino Médio. Química Nova na Escola. n. 22, p. 22-25, 2005. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a04.pdf. Acesso em: 20/06/2017.
SILVA, Osmar, Henrique, Moura; LABURÚ, Carlos, Eduardo; NARDI, Roberto. Reflexões para subsidiar discussões sobre o conceito de calor na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.25, n.3, p.383- 396, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175- 7941.2008v25n3p383/8458. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p383
SOUZA, Monique, Anara, Siqueira, de. SILVA, Boniek, Venceslau da Cruz. Calor, Temperatura, Poções e Magia: O uso do RPG como ferramenta avaliativa em aulas de Física do Ensino Médio. Experiências em Ensino de Ciências, v.9, n.1. p. 73-89, 2014. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID234/v9_n1_a2014.pdf. Acesso em: 20/06/2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.