CONQUISTAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A PARTIR DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PONTA PORÃ/MS APROVADO NO ANO DE 2015

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e074.id1272

Palavras-chave:

Formação Continuada, Plano Municipal de Educação, Ponta Porã

Resumo

O artigo apresenta uma análise com objetivo de abordar o Plano Municipal de Educação em Ponta Porã/MS (PME) mediante a apresentação de pontos importantes da legislação aplicada à formação docente que atuará nas séries iniciais do ensino fundamental e verificar se o mesmo está alinhado com os Planos Nacional e Estadual de Educação, enfatizando a influência da LDB 9.394/96 e das Diretrizes Curriculares Nacionais. A metodologia utilizada é a revisão de literatura com ênfase documental sobre as relações existentes entre esses norteadores da educação em conjunto com as ações realizadas pela administração pública municipal. A pesquisa destaca as conquistas e desafios nas políticas públicas e compreende a importância da formação continuada, ainda que esta permaneça aquém do que se é necessário para que ocorra uma transformação expressiva nos métodos de ensino e se obtenha o avanço desejado na educação, ferramenta de grande importância para alcançar uma educação pública de qualidade.

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Biografia do Autor

Silvano Artur Busch Vergutz, UEMS

Mestrando Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS). Coordenador Pedagógico no município de Ponta Porã/MS. Discente no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS)

Marsiel Pacífico, UEMS

Doutor em Educação (UFSCar) Professor Adjunto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Docente Permanente no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS)

Antonio Sales, UFMS

Doutor em (UFMS) Professor Titular na Universidade Anhanguera (UNIDERP) Professor Sênior no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC/UEMS)

Referências

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

ARTUR BUSCH VERGUTZ, Silvano; PACÍFICO, Marsiel; SALES, Antonio. CONQUISTAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A PARTIR DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PONTA PORÃ/MS APROVADO NO ANO DE 2015. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e074, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e074.id1272. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/362. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias