A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE: UM PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22102.id1745

Palavras-chave:

Formação continuada, Ensino e Aprendizagem, PNAIC

Resumo

Este artigo refere-se a Pesquisa de Mestrado em andamento e objetiva identificar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na formação continuada de professores das escolas públicas municipais de Várzea Grande. Com abordagem qualitativa, o estudo analisou os documentos oficiais, Cadernos de Formação, arquivos pessoais e depoimentos de protagonistas que participaram efetivamente das ações formativas do PNAIC na rede municipal de ensino. Os dados indicam que as ações formativas possibilitaram identificar as contribuições do Programa para formação continuada de professores que atuam nos Anos Iniciais, oportunizando o compartilhamento de experiências e o crescimento pessoal e profissional dos cursistas. As análises evidenciam que além de exigir do cursista comprometimento, os conteúdos das áreas de Linguagem/Alfabetização e Alfabetização Matemática provocaram impactos positivos na forma de ensinar, indicando que foram empregadas metodologias diversas, com indícios de acompanhamento e monitoramento das atividades desenvolvidas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, UNIC

Doutorado em Educação (PUCPR) Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Liliane Santi dos Santos, UNIC

Mestranda em Ensino (UNIC) Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

VASCONCELOS DE ALMEIDA, Laura Isabel Marques; SANTI DOS SANTOS, Liliane. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE: UM PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22102, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22102.id1745. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/190. Acesso em: 2 maio. 2024.