UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM SEIS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2018: UMA ANÁLISE SOBRE ESTRUTURA ATÔMICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1019-1039.id687

Palavras-chave:

Analogias, Livro didático, Estrutura atômica

Resumo

Neste artigo são apresentadas dezesseis analogias encontradas no conteúdo de estrutura atômica em seis livros de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018) destinados ao ensino médio. Após a identificação, as analogias foram categorizadas e observaram-se deficiências quanto ao formato, nível de enriquecimento, abstração e limitações, sendo utilizadas apenas de maneira superficial. Foram explorados os possíveis erros conceituais que essas estratégias podem levar quando abordadas de maneira inadequada. Os resultados indicam que as analogias do pudim de passas, panetone e do sistema planetário pouco contribuem para o entendimento do conceito-alvo e podem levar a compreensões equivocadas e superficiais. Além disso, estão ausentes discussões mais acentuadas tanto das relações analógicas quanto das limitações entre os domínios. Também são discutidos apontamentos adequados sobre o uso dessa estratégia.

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Biografia do Autor

Leandro de Oliveira Amaral, UFOB

Mestrando em Química pelo Programa de Química Pura e Aplicada (UFOB)

Sérgio Macêdo Soares, UFOB

Doutor em Química (UnB) Professor na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Mayara Soares de Melo, UFOB

Mestra em Ensino de Ciências (UnB) Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (UnB) Professora na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

OLIVEIRA AMARAL, Leandro de; MACÊDO SOARES, Sérgio; SOARES DE MELO, Mayara. UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM SEIS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2018: UMA ANÁLISE SOBRE ESTRUTURA ATÔMICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1019–1039, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1019-1039.id687. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/446. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias