FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1329-1341.id717

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Formação de professores, Currículo integrado

Resumo

O presente ensaio objetiva conhecer os conceitos e os fundamentos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), de modo a examinar as peculiaridades desta modalidade de ensino visando à formação de professores que nela atuam. Assim, a partir de uma revisão bibliográfica pautada em autores que se ocupam com a temática do EMIEP, apresenta-se: as acepções e as bases conceituais do EMIEP no Brasil; a formação de professores diante do Currículo Integrado. Como considerações finais, salienta-se que ainda há inúmeros desafios na implementação do EMIEP no Brasil e a necessidade de proposições, contudo há que se preocupar com a formação dos professores que atuam nesta modalidade de ensino para que possam articular práticas pedagógicas que mediam a formação humana e técnica, a partir de um currículo que harmonize o mundo do trabalho ao contexto em que os sujeitos estão inscritos.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia de Figueiredo, UFTM

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Assistente de Laboratório na Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)

Ana Sara Castaman, IFRS

Doutora em Educação (UNISINOS) Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Josimar de Aparecido Vieira, IFRS

Doutor em Educação (PUC-RS) Professor no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

FIGUEIREDO, Ana Lúcia de; CASTAMAN, Ana Sara; APARECIDO VIEIRA, Josimar de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1329–1341, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1329-1341.id717. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/463. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias