EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PANORAMA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO NO INTERIOR DO AMAZONAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1428-1448.id803

Palavras-chave:

Formação Acadêmica, Docência, Ensino Inclusivo, Amazonas

Resumo

Este trabalho visou investigar o perfil docente e o modo como professores atuantes na área de Ciências do Ensino Regular, dos níveis Fundamental e Médio, de escolas públicas da rede municipal e estadual do município de Coari, no interior do Amazonas, Brasil, percebem o ensino inclusivo e identificam as dificuldades inerentes à inclusão, bem como a situação de acessibilidade nessas escolas. Para tanto, foi formulado e aplicado, no período do segundo semestre letivo de 2019, um questionário para 23 professores. Adotou-se, como metodologia, uma abordagem quantitativa de caráter descritivo e exploratório. Os dados obtidos demonstraram que a formação docente acerca dessa temática é insuficiente, já que os docentes analisados se sentem inseguros para receber alunos com necessidades especiais. As contribuições oriundas dos resultados obtidos revelaram existir uma necessidade de refletir e de agir sobre educação inclusiva, tanto no aspecto de acesso físico e educacional de alunos, quanto no relacionado à formação dos professores. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para uma reflexão acerca de maior sensibilização social para esse tema e que mais pesquisas sobre o ensino inclusivo e acessibilidade possam acontecer a fim de promover um ensino igualitário no sistema educacional.

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Biografia do Autor

Lucas Martins de Almeida, UFAM

Graduado em Ciências: Biologia e Química (UFAM) Professor substituto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Maria Aparecida Silva Furtado, UFMG

Doutora em Linguística (UFMG) Professora Adjunta na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, UFAM

Doutora em Química (UFAM) Professora Adjunta na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

MARTINS DE ALMEIDA, Lucas; SILVA FURTADO, Maria Aparecida; LIMA YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PANORAMA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO NO INTERIOR DO AMAZONAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1428–1448, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1428-1448.id803. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/469. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias