INTERDISCIPLINARIDADE, RAZÃO E IMAGINAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OBSTÁCULOS DOCENTES E DISCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p502-521.id634

Palavras-chave:

Obstáculos epistemológicos, Interdisciplinaridade, Razão, Imaginação, Afetividade

Resumo

O presente artigo relata uma viagem de estudos que teve por objetivo fornecer dados sobre como a interdisciplinaridade, a razão e a imaginação podem colaborar para a superação de obstáculos que se apresentam durante o processo de construção da aprendizagem, considerando a estesia e as relações afetivas como mediadoras desse processo. Decorrente de uma pesquisa-ação, cujos dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, trata-se de uma experiência interdisciplinar efetuada por duas professoras de Artes e Ciências, no Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba - PR, com alunos de uma Escola Municipal de Educação Básica de Florianópolis-SC. A atividade foi elaborada como estratégia de ensino para superar obstáculos epistemológicos detectados pelas professoras em sua prática cotidiana. Concluiu-se que estes fatores contribuem significativamente não só para auxiliar os professores na superação de obstáculos à sua prática docente mas, também, na construção de conhecimentos artísticos e científicos pelos alunos.

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Biografia do Autor

Cleise Helen Botelho Koeppe, PUCRS

Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS) Professora na rede municipal de ensino de Florianópolis -SC

Janaína Enck, UFPEL

Graduada em Artes visuais (UFPEL) Professora na rede municipal de ensino de Florianópolis-SC

Marcus Eduardo Ribeiro, PUCRS

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS) Professor de Química no IFSUL

Luciana Calabró, UFRGS

Doutora em Educação em Ciências (UFRGS)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

BOTELHO KOEPPE, Cleise Helen; ENCK, Janaína; EDUARDO RIBEIRO, Marcus; CALABRÓ, Luciana. INTERDISCIPLINARIDADE, RAZÃO E IMAGINAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OBSTÁCULOS DOCENTES E DISCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 502–521, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p502-521.id634. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/502. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias