INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A FÍSICA E QUÍMICA: ESTUDO DO CALOR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23022.id1736

Palavras-chave:

Calor, Física, Interdisciplinaridade, Química, Termoquímica

Resumo

Com o objetivo de produzir significado aos conceitos da termoquímica foi desenvolvido uma Sequência Didática interdisciplinar e contextualizada, com enfoque nos indicadores de ocorrência e desenvolvimento da Alfabetização Científica nos educandos. Este estudo classifica-se como pesquisa qualitativa de cunho exploratório e a coleta dos dados ocorreu por caderno de bordo, questionário prévio, jornal de informações e questionário pós desenvolvimento da Sequência Didática. O desenvolvimento deste estudo foi com os alunos da Educação Básica, devidamente matriculados no 2° ano do Ensino Médio. A Alfabetização Cientifica foi categorizada segundo Shen, e complementadas pelos indicadores de Alfabetização Científica fundamentados por Pizarro e Lopes. Foi possível constatar que houve evolução a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos, sendo que a maioria conseguiu atingir a Alfabetização Cívica.

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Biografia do Autor

Lucineia Michalszeszen, PPGECM

Mestranda em Ensino da Natureza e Matemática (PPGECM) Professora na Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso (SEDUC/MT)

Carmen Wobeto, UFV

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFV) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente do Programa de Pós-Graduação Em Ensino da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT)

Patrícia Rosinke, UFMT

Doutora em Educação nas Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente do Programa de Pós-Graduação Em Ensino da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

MICHALSZESZEN, Lucineia; WOBETO, Carmen; ROSINKE, Patrícia. INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE A FÍSICA E QUÍMICA: ESTUDO DO CALOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23022, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23022.id1736. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/167. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias