A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432

Palabras clave:

Levantamento Bibliográfico, História da Ciência, História do Calor

Resumen

Os conceitos que estruturam a Termodinâmica, tais como, calor, temperatura, energia interna, trabalho e entropia são difíceis de serem abordados pois os estudantes de diferentes níveis educacionais possuem concepções espontâneas relacionadas a esses conceitos. Sendo assim, diante das dificuldades advindas das concepções espontâneas, consideramos mapear as pesquisas relacionadas ao Ensino da Termodinâmica, para elucidar quais estratégias vem sendo abordado para o ensino desse conteúdo. Para isso consideramos os artigos publicados em periódicos nacionais com o extrato qualis no Ensino de Ciências entre A1 e B2. Ao todo obteve-se 26 artigos, que abordavam o Ensino de Termodinâmica. Realizou-se o agrupamento em quatro categorias que foram oriundos da análise de crônica sendo: (1) História da Ciência no Ensino da Termodinâmica. (2) O papel da experimentação no Ensino de Termodinâmica. (3) Investigações de conceitos espontâneos e científicos da Termodinâmica e suas implicações para o Ensino de Ciências (4) Materiais didáticos para o Ensino de Termodinâmica. Das pesquisas analisadas o perfil conceitual foi o único articulador teórico que permite abordar às concepções espontâneas e científicas do calor, além disso as diferentes teorias construtivas não foram exploradas de forma ampla nas pesquisas acerca do Ensino da Termodinâmica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Geilson Rodrigues da Silva, UFMS

Mestre em Ensino de Ciências (UFMS) Professor da Escola Estadual Viriato Bandeira

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, UFMS

Doutora em Educação (UFMS) Professora do Instituto de Física (UFMS)

Citas

BALDOW, Rodrigo; MONTEIRO-JÚNIOR, Francisco, Nairon. Os livros didáticos e suas omissões e distorções na História e no desenvolvimento da Termodinâmica. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v.3, n.1, p. 3-19, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38013/29013. Acesso em: 19/06/2017.

BARBOSA, João, Paulino, Valde; BORGES, Antônio, Társio. O entendimento dos estudantes sobre energia no início do Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.23, n.2, p. 182-217, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6275/12765. Acesso em: 19/06/2017.

BARROS, Haroldo, Lúcio de Castro. Processos Endotérmicos e Exotérmicos: Uma visão atômica- molecular. Química Nova na Escola. v.31, n.4, Novembro, 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_4/04-CCD-7008.pdf. Acesso em: 20/06/2017.

CARVALHO, Bianca, Cintra de; GOMES, Luciano, Carvalhais. Análise história do conceito de calor nos trabalhos de Joule e Implicações para o Ensino de Física. Investigações em Ensino de Ciências. v. 22, n.3, p. 264- 290, 2017. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/733. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p264

CASTRO, Pablo, Micael, Araújo; FERREIRA, Luciana, Nobre, Abreu. Representações sociais de calor por estudantes de graduação em Química. Química nova na escola. v. 37. n. especial, p. 26-34, 2015. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_especial_I/06-AF-98-14.pdf. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20150016

CERVO, Amado, Lúcio; BERVIAN, Pedro, Alcino. Metodologia Científica. 6 ed. Rio de Janeiro: Pearson, 2007.

COVOLAN, Silvia, Cristina, Teodoro; SILVA, Dirceu da. A entropia no Ensino Médio: Utilizando concepções prévias dos estudantes e aspectos da evolução do conceito. Ciência & Educação, v.11, n.1, p. 98- 117, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n1/09.pdf. Acesso em: 20/06/2017 DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000100009

DINIZ-JÚNIOR, Antônio Inácio; SILVA, João Roberto Ratis, Tenório, da; AMARAL, Edenia, Maria, Ribeiro. Zonas do perfil conceitual de calor que emergem na fala de professores de Química. Química Nova na Escola. v.37, n. especial 1, p. 55-67, 2015. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_especial_I/09-CP-99-14.pdf. Acesso em: 20/06/2017.

GOMES, Luciano, Carvalhais. A Ascensão e queda da teoria do calórico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.29, n.3, p. 1030-1073, 2012. Disponível em: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2012v29n3p1030/23609. Acesso em: 20/06/2017.

GOMES, Luciano, Carvalhais, A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem- parte 1. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.32, n.2, p. 407- 441, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n2p407/29993. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p407

GOMES, Luciano, Carvalhais. A história da evolução do conceito físico de energia como subsídio para o seu ensino e aprendizagem- parte 2. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.32, n.3, p. 738- 768, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175- 7941.2015v32n3p738. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p738

HÜLSENDEGER, Margarete, Jerusa, Varela, Centeno. A História da Ciência no Ensino da Termodinâmica: um outro olhar sobre o ensino de Física. Ensaio Pesquisa e Educação em Ciências. v. 9, n. 2, p. 222- 237, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/epec/v9n2/1983-2117-epec-9-02-00222.pdf. Acesso em: 20/06/2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172007090205

MARQUES, Nelson, Luiz, Reyes; ARAÚJO, Solano, Ives. Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental: uma experiência em Física Térmica. Experiências em Ensino de Ciências. v.5, n.3, p. 131-152, 2010. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID128/v5_n3_a2010.pdf. Acesso em: 20/06/2017.

MEDEIROS, Alexandre. Entrevista com o Conde Rumford: da teoria do calórico ao calor como uma forma de movimento. Física na Escola. v. 10, n.1, p. 4-16, 2009. Disponível: http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a02.pdf. Acesso em: 20/06/2017.

MELTZER, David, Eduard. Investigation of students’ reasoning regarding heat, work, and the first law of thermodynamics in an introductory calculus-based general physics course. American Journal of Physics. v. 72, n.11, p. 1432-1446, 2004. Disponível em: https://aapt.scitation.org/doi/pdf/10.1119/1.1789161. Acesso em: 28/08/2017. DOI: https://doi.org/10.1119/1.1789161

MONTEIRO, Marco, Aurélio, Alvarenga; MONTEIRO, Isabel, Cristina, de Castro; GASPAR, A; GERMANO, Edmundo. Proposta de Atividade para abordagem do conceito de entropia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.26, n.2, p. 367-378, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2009v26n2p367. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2009v26n2p367

MORTIMER, Eduardo, Fleury; AMARAL, Luiz, Otávio. Quanto mais quente melhor calor e temperatura no Ensino de Termoquímica. Química nova na escola. n.7, p. 30-34, Maio de 1998. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/aluno.pdf. Acesso em: 20/06/2017.

OLIVEIRA, Renato, José de; SANTOS, Joana, Maria. A energia e a Química. Química Nova na Escola. n. 8, Novembro, p. 19-22, 1998. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc08/conceito.pdf. Acesso em: 20/06/2017.

PASSOS, Júlio, César. Os experimentos de Joule e a primeira lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.31, n.3, p. 3603-1- 3603-8, 2009. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/313603.pdf. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000300013

PERREIRA, Marta, Máximo; SOARES, Virtovani; ANDRADE, Viviane, de Abreu. Escrita como ferramenta indicativa das possíveis contribuições de uma atividade investigativa sobre temperatura para a aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências. v.6, n.3, p. 118-132, 2011. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID164/v6_n3_a2011.pdf. Acesso em: 20/06/2017.

PIFER, Anderson; AURANI, Katya, Margareth. A teoria analítica do calor de Joseph Fourier: uma análise das bases conceituais e epistemológicas. Revista Brasileira de Ensino de Física. v.37, n.1, p. 1603-1-1603-9, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v37n1/0102-4744-rbef- 37-01-1603.pdf. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11173711681

QUEIRÓS, Wellington, Pereira, de; NARDI, Roberto; DELIZOICOV, Demétrio. A produção técnico-científica de James Prescott Joule: Uma leitura a partir da epistemologia de Ludwik Fleck. Investigações em Ensino de Ciências. v. 19, n.2, p. 99-116, 2014. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/98/69. Acesso em: 20/06/2017.

RAMOS, Wesley, Candeu; DEL RIO, Bruno, Rafael; BARRETO, Fernando; SUART-JÚNIOR, José, Bento. A construção de um aplicativo interativo como recurso didático para conceitos termodinâmicos. Actio: Docência em Ciências. v.2, n.1, p. 474-492, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6792/4402. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v2n1.6792

ROSA, Paulo, Ricardo, da Silva. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino. Campo Grande: Editora UFMS, 2015.

ROTHBERG, Danilo; QUINATO, Gabriel, Augusto, Cação. Ensino de Ciências e CTS: Contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre Entropia e Degradação de Energia. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v.9, n.1, p. 179-206, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982- 5153.2016v9n1p179/31797. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p179

SILVA, Ana, Paula, Bispo; FORATO, Thaís, Cyrino de, Melo. GOMES, José, Leandro de Costa Gomes. Concepções sobre a natureza do calor em diferentes contextos históricos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.30, n.3, p. 492-537, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n3p492. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n3p492

SILVA, José, Luiz, de Paula, Barros. Por que não estudar entalpia no Ensino Médio. Química Nova na Escola. n. 22, p. 22-25, 2005. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a04.pdf. Acesso em: 20/06/2017.

SILVA, Osmar, Henrique, Moura; LABURÚ, Carlos, Eduardo; NARDI, Roberto. Reflexões para subsidiar discussões sobre o conceito de calor na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.25, n.3, p.383- 396, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175- 7941.2008v25n3p383/8458. Acesso em: 20/06/2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p383

SOUZA, Monique, Anara, Siqueira, de. SILVA, Boniek, Venceslau da Cruz. Calor, Temperatura, Poções e Magia: O uso do RPG como ferramenta avaliativa em aulas de Física do Ensino Médio. Experiências em Ensino de Ciências, v.9, n.1. p. 73-89, 2014. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID234/v9_n1_a2014.pdf. Acesso em: 20/06/2017.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

RODRIGUES DA SILVA, Geilson; GUIMARÃES ERROBIDART, Nádia Cristina. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 559–577, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/520. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.