NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543

Palavras-chave:

Sociologia, Ensino Médio, Música

Resumo

A Sociologia, em diferentes contextos políticos da história brasileira, foi retirada de cena e sua presença na educação escolar ainda é frágil e ocupa papel de coadjuvante, na maioria das vezes ministrada por professores que não têm formação inicial em Ciências Sociais. A disciplina também enfrenta escassez de material didático. Nesse cenário, este trabalho visa partilhar uma experiência realizada com estudantes de duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio da Rede Pública da Grande Florianópolis-SC. Através de uma sequência didática, aplicada durante desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve como foco o uso da música como recurso metodológico, os estudantes assumiram o protagonismo. As produções desenvolvidas pelos alunos tiveram como temáticas o racismo, o machismo e a homofobia, gerando materiais que demonstram a articulação dos conhecimentos escolares às questões do cotidiano.

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Biografia do Autor

Carolini de Souza Vilela Correia, IFSC

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IA IFSC) Professora da Rede Estadual de Educação de Santa Catarina

Marizete Bortolanza Spessatto, UFSC

Doutora em Educação (UFSC) Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

SOUZA VILELA CORREIA, Carolini de; BORTOLANZA SPESSATTO, Marizete. NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 852–868, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/540. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias