ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23012.id1476

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de Música, UFMA, Ensino Médio

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência que discorre sobre o conceito e os desafios do Estágio Supervisionado no ensino de Música, envolvendo a relação entre Universidade – Escola – Acadêmico. Também aborda sobre a importância da experiência do estágio e sua influência na formação da personalidade do futuro docente em música. Dessa forma, esse artigo tem como objetivo a reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado e seus desafios, tendo como alvo o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Música, do Centro de Ciências São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão, realizado no Ensino Médio, na escola Centro de Ensino Prefeito Dionilo Gonçalves Costa, na cidade de Magalhães de Almeida - MA. Por meio das atividades descritas neste trabalho consideramos o estágio como uma atividade que junta as habilidades e os conhecimentos obtidos durante o curso, tornando-se desafiador para o discente, o futuro docente. Consideramos de extrema importância a interação entre Universidade e Escola nesse processo. Como resultado observamos a ausência da disciplina de Música no Ensino Básico das escolas da região, fazendo com que as aulas de Artes, majoritariamente sejam na linguagem das Artes Visuais, tornando um obstáculo para o estagiário de licenciatura em Música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thauana Sousa Lima, UFMA

Graduanda em Linguagens e Códigos/Música (UFMA)

Referências

BRASIL. Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 04 abr. 2021.

BRASIL. Lei n⁰ 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em 04 abr. 2021.

BRASIL. Lei n⁰ 13.278 de 02 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei nº 9.394. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13278.htm. Acesso em: 04 abr. 2021.

CERESER, Cristina Mie Ito. A formação inicial de professores de música sob a perspectiva dos licenciandos: o espaço escolar. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 11, 27-36, set. 2004.

COLOMBO, Irineu Mario; BALLÃO, Carmen Mazepa. Histórico e aplicação da legislação de estágio no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 53, p. 171-186, jul./set. 2014.

BARROS, José Deomar de Souza; DA SILVA, Maria de Fátima Pereira; VÁSQUEZ, Silvestre Fernández. A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. Atos de pesquisa em educação. V. 6, n. 2, p. 510-520, mai./ago. 2011.

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar em Revista, Curitiba, n. 32, p. 215-232, ago./dez. 2008.

FIGUEIREDO, Sergio. A formação de professores de música em cursos de licenciatura: uma análise de documentos normativos. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v. 23, n. 45, p. 35-60, jan./jun. 2017.

FIGUEIREDO, Sérgio. O processo de aprovação da Lei 11.769/2008 e a obrigatoriedade da música na Educação Básica. ANAIS DO XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente Anais... 20 a 23 de abril, Belo Horizonte, 2010.

FIGUEIREDO, Sergio. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 26, n. 48, p. 79-96, 12 nov. 2019. Contemp., Salvador, v. 26, n. 48, p. 79-96, jan./abr. 2019.

GOZZI, Maria Estela, et al. A relação entre teoria e prática: o estágio curricular em discussão. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE – III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Anais... 26 a 29 de outubro de 2009. Curitiba, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de pesquisa, n. 94, p. 58-73, ago. 2013.

RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado: eixos articuladores da formação inicial dos professores da educação básica. 2011. 230 f. Orientação do Profº. Doutor Marcos Tarciso Masetto. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

UFMA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos / Música. São Bernardo, 2017.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

LIMA, Thauana Sousa. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23012, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23012.id1476. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/157. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias