ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23012.id1476

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de Música, UFMA, Ensino Médio

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência que discorre sobre o conceito e os desafios do Estágio Supervisionado no ensino de Música, envolvendo a relação entre Universidade – Escola – Acadêmico. Também aborda sobre a importância da experiência do estágio e sua influência na formação da personalidade do futuro docente em música. Dessa forma, esse artigo tem como objetivo a reflexão sobre a importância do Estágio Supervisionado e seus desafios, tendo como alvo o Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Música, do Centro de Ciências São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão, realizado no Ensino Médio, na escola Centro de Ensino Prefeito Dionilo Gonçalves Costa, na cidade de Magalhães de Almeida - MA. Por meio das atividades descritas neste trabalho consideramos o estágio como uma atividade que junta as habilidades e os conhecimentos obtidos durante o curso, tornando-se desafiador para o discente, o futuro docente. Consideramos de extrema importância a interação entre Universidade e Escola nesse processo. Como resultado observamos a ausência da disciplina de Música no Ensino Básico das escolas da região, fazendo com que as aulas de Artes, majoritariamente sejam na linguagem das Artes Visuais, tornando um obstáculo para o estagiário de licenciatura em Música.

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Biografia do Autor

Thauana Sousa Lima, UFMA

Graduanda em Linguagens e Códigos/Música (UFMA)

Referências

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

LIMA, Thauana Sousa. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM MÚSICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23012, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23012.id1476. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/157. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias