RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, BNCC, Anos Iniciais, Registros de Representação Semiótica

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, a qual teve por objetivo verificar como estudantes em ação continuada empregavam a estratégia da Resolução de Problemas para articular conteúdos envolvendo fatos da adição e subtração de números naturais. Para tal, foram propostos dois problemas, os quais apresentavam questionamentos que propiciavam aplicar as etapas dessa metodologia, na visão de autores consagrados da área, juntamente com a utilização de alguns recursos da teoria dos Registros de Representação Semiótica, a fim de fortalecer a alfabetização em Matemática relativa às duas operações, bem como fatos básicos envolvidos nas mesmas. Os resultados sugerem que a metodologia foi eficaz e que os participantes puderam refletir, tomar decisões e embasar sua prática profissional voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, UFPR

Doutor em Educação (Matemática) pela UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade Franciscana- UFN

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

PINTO LEIVAS, José Carlos. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 5–10, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p5-23.id308. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/544. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias