EMPUXO SOBRE UM CORPO IMERSO: UMA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM ATIVA CONSIDERANDO O PARADOXO HIDROSTÁTICO DE GALILEU

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p185-195.id366

Palavras-chave:

Empuxo, Paradoxo hidrostático, Aprendizagem ativa

Resumo

Este trabalho apresenta um conjunto de atividades, realizadas em um curso superior de biologia da rede federal de ensino, com objetivo de investigar o aprendizado do empuxo em contextos de aprendizagem ativa. Os discentes foram apresentados a uma configuração experimental na qual o conceito de empuxo, conforme enunciado em livros didáticos de ensino médio e superior, falha. Tal configuração é conhecida como paradoxo de Galileu. Apesar da crítica apontada no século XVII, imprecisões de linguagem continuam ocorrendo, até mesmo entre estudantes de graduação, conforme mostramos no presente texto. Tais imprecisões parecem ser reforçadas por obras consagradas da literatura especializada em ensino de física.

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Biografia do Autor

Erick dos Santos Silva, IFMT

Doutorando em Ensino de Ciências (USP) Professor do IFMT - Campus Juína

Alexandre Alberto Visentin Ramos de Araujo, IFRJ

Mestre em Ensino de Ciências (IFRJ) Professor do Colégio Militar de Juiz de Fora

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

SANTOS SILVA, Erick dos; VISENTIN RAMOS DE ARAUJO, Alexandre Alberto. EMPUXO SOBRE UM CORPO IMERSO: UMA INVESTIGAÇÃO EM CONTEXTO DE APRENDIZAGEM ATIVA CONSIDERANDO O PARADOXO HIDROSTÁTICO DE GALILEU. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 185–195, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p185-195.id366. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/556. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias