INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p595-609.id259

Palavras-chave:

Educomunicação, Gamificação, Protagonismo estudantil, Educação básica, Tecnologias digitais

Resumo

Considerando a relevância que representam, Sustentabilidade e Alimentação Saudável são temas frequentemente discutidos no ambiente escolar. Todavia, mais que apenas abordar esses assuntos, é preciso auxiliar os estudantes a atribuir-lhes significado, de modo que o aprendizado passe a ser observado em atitudes cotidianas compatíveis. Assim, buscando uma abordagem significativa desses conteúdos curriculares, este artigo descreve uma experiência realizada em uma escola pública municipal com 53 alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, com os quais foram abordados os temas Sustentabilidade e Alimentação Saudável em um projeto que incluiu dez aulas sequenciais desenvolvidas no Laboratório de Informática e no pátio da escola. As atividades compreenderam o trabalho com Educomunicação por meio da discussão de reportagens televisivas, gamificação por meio de um caça QR Code e de uma atividade com Kahoot e do protagonismo dos estudantes, que após as atividades iniciais desenvolveram uma campanha de conscientização na escola. A motivação e o engajamento dos estudantes em desempenhar as atividades estão entre os principais resultados alcançados e, em consequência disso, ocorreu a melhor compreensão dos conteúdos, que refletiu em mudanças de atitudes em relação aos cuidados com o meio ambiente e com a alimentação saudável, que puderam ser observadas no cotidiano escolar e familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Regina Kaminski, Unioeste

Mestre em Ensino (Unioeste)

Denis Antônio Silva, Unioeste

Mestre em Ensino (Unioeste). Professor EBTT (IFPR)

Clodis Boscarioli, Unioeste

Doutor em Engenharia Elétrica (USP). Professor Associado (Unioeste)

Referências

ANDRADE, Jessica Gonçalves de; SCARELI, Giovana. Educomunicação: Práticas e Perspectivas – Uma Análise das Ações do Instituto recriando em Sergipe. In: SIMPÓSIO EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 3., 2012, Aracajú. Anais. Aracajú: Unit, 2012. p. 435 - 446. Disponível em: <http://geces.com.br/simposio/anais/anais-2012/Anais-435-446.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2018.

ANJOS, Mayara Abadia Delfino dos. Rádio Romeiro e o Uso da Educomunicação na Festa de Nossa Senhora da Abadia em Romaria. Revista Triângulo, Minas Gerais, v. 6, n. 2, p. 16-27, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2wp9mvi > Acessado em: 28 ago. 2018.

CARVALHO, Ana Amélia A. Apps para ensinar e para aprender na era mobile-learning. In: CARVALHO, Ana Amélia A. (Org.). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação de Portugal, 2015. Cap. 1. p. 9-18. Disponível em: <https://bit.ly/2lFBiXd>. Acesso em: 11 mar. 2018.

CRUZ, Sónia. QR Code: um código que pode dizer muito. In: CARVALHO, Ana Amélia A. (Org.). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação de Portugal, 2015. Cap. 1. p. 259-268. Disponível em: <https://bit.ly/2lFBiXd>. Acesso em: 20 ago. 2018.

DAI, Alvaro; STRIEDER, Dulce Maria. A horta escolar como espaço de aprendizagem no ensino de Ciências: relato de experiência. In: MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria. (Org). O Ensino de Ciências e Matemática: Concepções e práticas. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2017. p. 37-61.

DELLOS, Ryan. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, Pennsylvania, v. 12, n. 4, p.59-52, abr. 2015. Disponível em: <https://goo.gl/UJirTi>. Acesso em: 11 ago. 2018.

GUIMARÃES, Daniela. Kahoot: quizzes, debates e sondagens. In: CARVALHO, Ana Amélia A. Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. República Portuguesa: Ministério da Educação Direção-geral da Educação, 2015. p. 203-224. Disponível em: <https://bit.ly/2lFBiXd>. Acesso em: 30 ago. 2018.

LOURENÇO, Silene de A. G. Educomunicação e Currículo Escolar. In: II CONGRESSO MUNDIAL IBERO-AMERICANO (CONFIBERCOM), 2014, Braga. Anais do II Congresso Mundial Ibero-Amerciano (Confibercom). Braga: Confibercom, 2014. v. 1. p. 776-783.

MALUSÁ, Silvana; QUEIROZ Adolpho; SILVA, Adriene Sttéfane; MOURA, Maria Aparecida da Silva. Pedagogia de Projetos e Educomunicação: Uma Parceria de Sucesso. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 14, n. 27, 2017. Disponível em: <https://www.alaic.org/revista/index.php/alaic/article/view/1029/494> Acessado em: 24 ago. 2018.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso, 2018. Parte. 1. p. 1-25

SANTOS, Paulo Roberto dos. O Ensino de Ciências e a Ideia de Cidadania. In: Mirandum, ano X, n. 17, p. 25-34 – IJI – Universidade do Porto (Portugal): Ed. Mandruvá. 2006. Disponível em <http://www.hottopos.com/mirand17/index.htm>. Acesso em: 08 out. 2017.

SILVA, Denis Antônio; DIAS, Raquel R.; Flippert, Vania de Fátima T.; BOSCARIOLI, Clodis. Usando Smartphones, QR Code e Games of Thrones para gamificar o Ensino e Aprendizagem de Termometria. Anais do XXIII WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE 2017), Recife, p.658-666, out. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/E4BA67>. Acesso em: 11 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.658

SILVA, Priscila Kalinke da. A Educomunicação Como Recurso Para A Educação Para Os Meios. Vidya, Santa Maria, v. 30, n. 1, p.61-69, jun. 2010. Disponível em: <https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/viewFile/301/276>. Acesso em: 30 ago. 2018.

VIEIRA, Liliana de Sousa; COUTINHO, Clara Pereira. Mobile learning: perspectivando o potencial do QR Code na Educação. RepositórioUM, Porto, p.73-91, mar. 2013. Disponível em: <https://goo.gl/bRqyow>. Acesso em: 11 ago. 2018.

WALASWICK, Raul Sidnei. Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2009.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

REGINA KAMINSKI, Márcia; ANTÔNIO SILVA, Denis; BOSCARIOLI, Clodis. INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 595–609, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p595-609.id259. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/581. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias