ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173

Palavras-chave:

Polígono, Formação Conceitual, Conceitos Geométricos, Formação Inicial

Resumo

O objetivo do artigo foi investigar o conhecimento sobre o conceito e o ensino de polígono. Participaram do estudo dois estudantes do quarto ano de um curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública do interior do estado do Paraná. Após serem selecionados a partir de um teste conceitual, participaram de uma entrevista individual e áudio-gravada. Os resultados mostraram que a estudante do curso noturno possuía pouco conhecimento sobre o conceito de polígono em termo de seus atributos definidores. Possuía, sobretudo, pouco conhecimento para exercer um ensino organizado, pois possivelmente realizaria o modo tradicional aprendido na escola. Por outro lado, os resultados mostraram que a estudante do curso integral apresentou conhecimento adequado sobre os aspectos envolvendo os atributos definidores e irrelevantes e sobre os exemplos e não exemplos de polígono. Apresentou, sobretudo, conhecimento sobre o ensino de polígono que valorizou esses aspectos no ensino.

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Biografia do Autor

Giovana Rodrigues Castilho , UEM

Licencianda em Matemática (UEM)

Marcelo Carlos de Proença , UEM

Doutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

RODRIGUES CASTILHO , Giovana; CARLOS DE PROENÇA , Marcelo. ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO E O ENSINO DE POLÍGONO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 32–49, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p32-49.id173. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/598. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias