ESTUDOS EXTRACLASSE COM FOCO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PREPARATIVO PARA A OBMEP

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p41-53.id180

Palavras-chave:

OBMEP, Preparatory, Troubleshooting

Resumo

Uma boa classificação na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) proporciona aos estudantes, além de medalhas e menções honrosas, bolsas de iniciação científica do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Tudo isso no intuito de despertar nos estudantes o gosto e prazer em estudar matemática e a ciência em geral, motivando-os na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas. Diante disso, foi realizado o projeto de pesquisa com objetivo analisar a contribuição da utilização do Banco de Questões nos estudos preparatórios para a prova de nível 3 da primeira fase da OBMEP. Para isso, com o auxílio de dois bolsistas, foram realizados estudos com duração de duas horas semanais em toda vigência do projeto sob uma perspectiva da resolução de problemas de George Pólya. Inicialmente sendo vedado o uso das resoluções dos Bancos de Questões como auxiliar no estudo e posteriormente teve o uso liberado para as questões até então não resolvidas. Com esse estudo, foram comparados os resultados das provas de 2016 e 2017, realizando uma análise desses dados e mostrando a visão dos bolsistas que foram também indivíduos participantes da pesquisa.

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Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, IFMT

Doctorating in Science and Mathematics Education (REAMEC). Teacher at IFMT & research project coordinator

Laila Cristina Frizon, IFMT

High School Technician student at IFMT. Fellowship of scientific initiation PIBIC-EM

Levi Manoel dos Santos, IFMT

High School Technician student at IFMT. Fellowship of scientific initiation PIBIC-EM

Referências

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

BEIRIGO LOPES, Thiago; CRISTINA FRIZON, Laila; MANOEL DOS SANTOS, Levi. ESTUDOS EXTRACLASSE COM FOCO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO PREPARATIVO PARA A OBMEP. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 41–53, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p41-53.id180. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/599. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias

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