EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1155-1170.id752

Palavras-chave:

Ensino de Química, Experimentação Demonstrativa, Curso Pré-Vestibular

Resumo

As aulas experimentais surgem como uma estratégia eficiente devido ao seu caráter motivador. Em um curso preparatório para Exames e Vestibulares, destaca-se o ensino de uma gama de conteúdos em pouco tempo. Nesse contexto, este trabalho visa investigar as contribuições e as limitações da utilização da experimentação em aulas de Química de um curso pré-vestibular em Rio Branco/Acre. Com abordagem metodológica de pesquisa qualitativa do tipo exploratória, utilizou-se, na produção dos dados, um questionário semiestruturado, aplicado após 17 encontros, sendo que em cada encontro foram realizados diferentes experimentos demonstrativos. Os resultados indicam que a utilização da experimentação contribui para motivar e incentivar a participação dos alunos na aula e que estes justificam essa importância por considerarem que a explicação fica mais clara. Contudo, no que se refere às limitações, os discentes apontam pouca carga horária e espaço não adequado, afirmando não ser uma modalidade de ensino tradicionalmente esperada em cursinhos preparatórios.

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Biografia do Autor

José Víctor Acioli da Rosa, FAVENI

Especialista em Docência do Ensino Superior (FAVENI)

Gahelyka Aghta Pantano Souza, UFPR

Doutoranda em Educação (UFPR) Professora na Universidade Federal do Acre (UFAC)

Francisca Georgiana Martins do Nascimento, UFAC

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM/UFAC) Professora no Instituto Federal do Acre (IFAC)

André Ricardo Ghidini, INPA

Doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (INPA) Professor na Universidade Federal do Acre (UFAC)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

ACIOLI DA ROSA, José Víctor; AGHTA PANTANO SOUZA, Gahelyka; MARTINS DO NASCIMENTO, Francisca Georgiana; RICARDO GHIDINI, André. EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1155–1170, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1155-1170.id752. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/454. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias