À CONVERSA COM O COAUTOR, QUE O NÃO QUIS SER, CHATGPT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23042.id711

Palavras-chave:

ChatGPT, Inteligência artificial, Equação matricial, Erro, Produção de texto

Resumo

Num artigo sobre literatura artificial, Camarneiro (2023) refere a muito atual discussão da aplicação da Inteligência Artificial a tarefas complexas, tais como a produção de literatura e de conhecimento, consideradas humanas. Neste sentido e inspirados ainda por um editorial carregado de humor, no qual o Diretor Figueiredo (2023) do jornal Notícias da Covilhã interage com o ChatGPT para o ajudar a pensar no tema do editorial, decidimos convidar o ChatGPT como coautor do presente manuscrito. Fruto da interação com o ChatGPT, começamos com a apresentação deste modelo de linguagem. Continuando a interação, discutimos a resolução de uma generalização de uma equação matricial proposta numa referência de Álgebra Linear. Atendendo aos erros cometidos pelo ChatGPT nesta interação, tentamos encontrar explicações para os mesmos. Terminamos com direções para investigação futura, nomeadamente no que se refere à possibilidade de utilização do ChatGPT nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática.

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Biografia do Autor

Catarina Alexandra Almeida Moreira, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Estudante da Licenciatura em Matemática e Aplicações, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Pedro Filipe Pinto França, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Estudante da Licenciatura em Engenharia Informática, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Patrícia Damas Beites, Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal

Professora na Universidade da Beira Interior (UBI), Portugal; Membro Integrado do Centro de Matemática e Aplicações, UBI (CMA-UBI); Membro Colaborador do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro (CIDTFF-UA)

Ebru Ersari, Universidade de Kafkas, Turquia

Doutorado em Educação em Matemática e em Ciências (University of Georgia, Estados Unidos)

Professora na Universidade de Kafkas, Turquia

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Publicado

25.09.2023

Como Citar

MOREIRA, Catarina Alexandra Almeida; FRANÇA, Pedro Filipe Pinto; BEITES, Patrícia Damas; ERSARI, Ebru. À CONVERSA COM O COAUTOR, QUE O NÃO QUIS SER, CHATGPT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23042, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23042.id711. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/711. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias