DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQS)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p437-444.id224

Palavras-chave:

Capacidades de linguagem, História em quadrinhos, Produção textual

Resumo

Com ênfase no desenvolvimento das capacidades de linguagem requeridas no momento de produção de um texto, o presente artigo pretende analisar, quantitativa e qualitativamente, os avanços nas produções textuais no gênero história em quadrinhos (HQs), de doze alunos da 8ª série, turma vespertina, de uma escola municipal de Barra do Corda – MA, as quais foram produzidas pelos referidos discentes durante a pesquisa realizada, entre agosto e dezembro de 2016, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Tal pesquisa, embasada nos estudos teóricos de Bakhtin (2011), Gonçalves (2010), Mendonça (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros, aplicou uma Sequência Didática (SD) elaborada a partir das dificuldades dos alunos partícipes da pesquisa identificadas na produção inicial (T1), onde ao longo da SD, foram propostas, após a execução dos módulos que a compunham, mais duas reescritas da T1. As análises aqui presentes indicam que, após as intervenções, houve avanço substancial na produção textual dos alunos pesquisados no tocante às capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas.

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Biografia do Autor

Thiago Silva e Silva, UNIFESSPA

Mestre em Letras (UNIFESSPA). Professor de Língua Portuguesa da rede municipal de Barra do Corda - MA

Áustria Rodrigues Brito, UNIFESSPA

Doutora em Linguística (UnB). Professora Ajunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Referências

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

SILVA E SILVA, Thiago; RODRIGUES BRITO, Áustria. DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQS). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 437–444, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p437-444.id224. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/569. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias