Recursos educacionais abertos como veículo de divulgação Científica: um olhar para as unidades de medidas utilizadas nas feiras de Parintins/AM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25004.id1025

Palavras-chave:

REA, Divulgação científica, Espaços não formais

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre o processo de pesquisa que envolve a relação do Sistema Internacional de Unidades com uma unidade local presente em um espaço não formal de educação: duas feiras de comercialização de produtos agrícolas do município de Parintins–AM. O artigo sugere o incentivo à utilização de tais espaços para a produção de conteúdo de livre acesso, utilizando os recursos educacionais abertos (REA) como veículo para facilitar a divulgação científica (DC). Esses materiais podem servir como incentivos para que os frequentadores possam desenvolver seus próprios estudos e pesquisas. Além disso, ajudam na conscientização sobre assuntos científicos e na criação de novos conhecimentos na área de estudo apropriada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriel Willyan Pinheiro de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências na Amazônia – (PPGEEC/ENS/UEA). Graduação em Licenciatura em Matemática – (CESP/UEA)

Lucélida de Fátima Maia da Costa, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas, Área de concentração: Educação Matemática, pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciência da UEA - Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia (PPGEEC/ENS/UEA)

Referências

CIÊNCIA ABERTA PAULA XAVIER. Campus Virtual Fiocruz. Yutube. 26 de out. 2018. 31min48seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZSQJMaB3A1A. Acesso em: 18 de abr. 2024.

COSTA, Lucélida de Fatima Maia da. Reflexões acerca do ensino de matemática em espaços não formais. In: COTTA, Tathiana Moreira; ALMEIDA, Whasgthon Aguiar de; Costa, Mauro Gomes da. ENSINO DE CIÊNCIAS Currículo, Cognição e Formação de Professores.

DANTAS, Elisângela Fadul; COSTA, Josenilson da Silva; SILVA, Francisco Sidomar Oliveira da; NICOLLI, Aline Andréia. Espaços não formais de ensino: possibilidades de divulgação científica e formação emancipatória. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , [S. l.], v. 8, n. 2, p. 594–612, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4733.Acesso em: 18 abril. 2024.

GARCIA, Carla; BUTEL, Larice; VIANA, Karla; KARLA, Bruna. Conheça Parintins. 2021. Prefeitura Municipal de Parintins. Disponível em: https://parintins.am.gov.br/?q=277-conteudo-103826-conheca-parintins. Acesso em: 25 abr. 2024.

INMETRO tradução luso-brasileira da 9º edição. INMETRO, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/documentos-tecnicos-em-metrologia/si_versao_final.pdf/view. Acesso em: 20 abr.2024.

LEITE, Antônio Carlos; VIANNA, Sylmara Castro; JÚNIOR, Pedro Donizete Colombo. Divulgação científica e mídias digitais: algumas reflexões. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 15, n. 2, p. 127–137, 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6293. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/6293. Acesso em: 20 abr. 2024.

PEZZINI, Dalires Fatima. Trabalhando o conceito de densidade Educação Básica. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 71-77, 21 nov. 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11181. Acesso em: 19 abr. 2024.

UNESCO Recommendation on Open Science. [S.P]: Unesco, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 19 abr.2024.

VENTURINI, Jamila. Recursos Educacionais Abertos: uma mudança de paradigma. 2019. Wikiversidade. Disponível em: https://pt.wikiversity.org/wiki/Recursos_Educacionais_Abertos:_uma_mudan%C3%A7a_de_paradigma. Acesso em: 22 abr. 2024.

Downloads

Publicado

03.05.2025

Como Citar

SOUZA, Gabriel Willyan Pinheiro de; COSTA, Lucélida de Fátima Maia da. Recursos educacionais abertos como veículo de divulgação Científica: um olhar para as unidades de medidas utilizadas nas feiras de Parintins/AM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 10, n. 1, p. e25004, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25004.id1025. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1025. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias