O método científico no Manual do Professor de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: (des)encontros com a visão comum
DOI:
10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.23108.id825Palavras-chave:
Epistemologia, Livro didático, PNLDResumo
O Manual do Professor (MP) da área da Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) é originado com a pretensão de auxiliar o professor em sala de aula. É nele que importantes concepções são elucidadas e conhecimentos aprofundados, como a concepção apresentada sobre o método científico. Desse modo, a presente pesquisa objetivou analisar as visões do método científico presentes no MP do Ensino Médio da área de CNT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a análise ocorreu a partir de três categorias: 1. Construção do conhecimento científico; 2. Experimentação; e 3. Etapas/passos do método; método. Os resultados demonstram que no MP o método científico ainda é abordado com base no Método Hipotético Dedutivo, discutido por Karl Popper, projetando uma visão comum da Ciência para os professores. Para superar essa visão, apresentamos uma proposta didática para a formação continuada de professores da área de CNT.
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