Topo

A robótica como estratégia de ensino da leitura na educação básica: práticas de leitura através da prototipagem e programação

Autores

Maria Alves de Souza Filha
Instituto Federal de Mato Grosso
https://orcid.org/0000-0001-5699-0291
Marcos Aparecido Pereira
Instituto Federal de Educação
https://orcid.org/0000-0001-9498-8248
Claudia Lúcia Landgraf Pereira Valerio
Universidade de Cuiabá (UNIC)
https://orcid.org/0000-0001-8222-1293

Documentos

PDF

Resumo

A robótica, como exemplo de cultura maker, promove a experimentação e a criatividade. Este estudo teve o objetivo de analisar as contribuições da robótica no ensino da leitura para estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada em aulas de Língua Portuguesa com estudantes do 8º ano de uma escola pública, visando desenvolver interação, pensamento crítico e práticas de linguagem. Utilizando pesquisa bibliográfica e observação participante, foi possível perceber que a robótica auxilia na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências e habilidades de leitura, estimulando o senso crítico e a resolução de problemas. Em síntese, a prática com a robótica se mostra enriquecedora para a construção do conhecimento, permitindo a construção concreta de saberes.

PDF

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

Andrade, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. - 3. ed. - São Paulo : Atlas, 1998.

ARROYO, Miguel. Gonzáles. Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68, p. 143-162, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CÉSAR, Danilo Rodrigues. Robótica Pedagógica Livre: uma alternativa metodológica para a emancipação sociodigital e a democratização do conhecimento. 2013. 220 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16087. Acesso em: 5 jul. 2021.

CÉSAR, Danilo Rodrigues. Potencialidades e Limites da Robótica Pedagógica Livre no Processo de (re) Construção de Conceitos ci. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16044. Acesso em: 5 jun. 2021.

COENGA, Rosemar. O Professor-Leitor: Suas identidades e suas histórias com a leitura. In: Leitura e literatura infanto-juvenil: redes de sentido. ed. 1. Carlini & Caniato Editorial, Cuiabá, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra , São Paulo: Cortez, 1991.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. Atlas: São Paulo, 2003.

MELO, Luciana; VALLE, Elizabeth. O brinquedo e o brincar no desenvolvimento infantil. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 23, n. 40, p. 43-48, jan./mar.2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era digital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática / tradução: Sandra Costa. -ed. Ver.- Porto Alegre: Artmed, 2008.

PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e educação. 3.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

PEREIRA, Gabriela Q. O Uso da Robótica Educacional no Ensino Fundamental: relatos de um experimento. Projeto Final de Curso (Bacharelado) – Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Catalão, GO, 2010.

PEREIRA, Marcos Aparecido. MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. O gênero policial e a escrita criativa: potencializando leitores, provocando escritores. Polyphonía, v. 29/2, jul./dez. 2018.

RIBEIRO, C.; COUTINHO, C.; COSTA, M. F. Educational Robotics as pedagogical tool for approaching problem solving skills in Mathematics within elementary education. 6th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2011), p. 1–6, 2011.

SILVA, Alzira. Uma Metodologia de Aprendizado com Robótica Educacional. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Elétrica. Natal, RN, 2009.

YUNES, Eliana. Pensar a Leitura: complexidade. Ed: PUC-Rio, Rio de Janeiro. São Paulo, Loyola, 2022, p. 102.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.