Formação docente e a utilização de tecnologias digitais na educação básica

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25006.id1052

Palavras-chave:

Ensino, Formação Inicial, Programa Residência Pedagógica, Práticas de ensino, Intervenções Pedagógicas

Resumo

Este trabalho explora alguns impactos da utilização de tecnologia digital na produção e análise de gráficos, especificamente para alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Tem como objetivo principal analisar como essa integração tecnológica influencia o ensino e a aprendizagem, particularmente dentro do contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP) para os participantes da pesquisa. Foi desenvolvido em uma escola de educação básica na cidade de Santarém/PA, por meio de atividades exploratórias, planejadas e realizadas. Os resultados enfatizam a importância de promover a interação e colaboração entre os alunos por meio desses recursos, destacando exemplos como o uso da plataforma digital Padlet, Planilhas eletrônicas e a produção de Podcasts, fazendo proveito do saber cultural digital deles. Além disso, aponta discussões associadas a uma análise crítica necessária em cursos de formação de professores, avaliando os benefícios e os desafios associados à adoção e à implementação permanente dessas tecnologias no ensino da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandrielem Correa Vieira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor na Secretaria Municipal de Educação de Santarém

Graduação em Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF/UFOPA). Curso de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Professor na Secretaria Municipal de Educação de Santarém.

José Ricardo e Souza Mafra, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED/UEPA e do Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Ensino de Matemática - PMPEM/UEPA. Também é docente permanente do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) – Associação em Rede – intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Líder do Grupo de Estudos em Cognição e Educação Matemática.

Referências

BOTTENTUIT, João Batista Junior; COUTINHO, Clara Pereira. Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem. 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3217. Acesso em 23 abr. 2024.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos. Acesso em: 09 abr. 2024.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 09 abr. 2024.

BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez., 2010. Disponível em: https://www.ufrgs.br/edu_realidade/. Acesso em 10 mai. 2024.

CONCEIÇÃO, Neandro Costa. As ferramentas educacionais digitais: canva, google forms e padlet como recurso de ensino e de aprendizagem. 2022. Disponível em: https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2895. Acesso em 15 abr. 2024.

COSTA, Renata Moreira da; VENTURA, Paula Patrícia Barbosa. Contribuições do Programa Residência Pedagógica para a formação inicial de Licenciandos em Matemática. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e901986629, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6629. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6629 Acesso em: 24 abr. 2024.

COSTA, Adriele Oliveira. Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática. Revista de Iniciação à Docência, 8(1), 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397. Acesso em: 10 abr. 2024.

CRESWELL, John Ward. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3ª. ed. Ed.: Penso, 2014.

DA FONSECA, Ana Graciela Mendes Fernandes. APRENDIZAGEM, MOBILIDADE E CONVERGÊNCIA: Mobile Learning com Celulares e Smartphones. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano. Número 2. 163-181 Junho 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9685

D'AMBROSIO, Ubiratan, Educação matemática: Da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996 (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar ou conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

DEBIA, Carla Natiele Bassalobre; SOUZA, Heton Adriano de. A contribuição da sala de aula invertida e os impactos na educação e na sociedade. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 19, n. 2, p. 433-453, jul./dez. 2019. Disponível em:https://www.revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/7150 . Acesso em: 14 abr. 2024.

FONTANA, Denice Nisxota Menegai; et al. Formação Continuada: Integração das Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica de Professores de Matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 454–463, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89287. Disponível em https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89287 Acesso em: 23 abr. 2024.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto Editora, Porto-Portugal, 1999.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 100, p. 33–46, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 24 abr. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

MAHL, Marcia Andreia Vargas Dierings; VIEIRA, Sylvio André Garcia. O uso do smartphone em sala de aula como recurso pedagógico. Três Passos, RS. 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/16661>. Acesso em: 06 de abr. 2024.

MCBRIDE, Rob (ed.). The In-Service Training of Teachers. London: The Falmer Press, 1989.

NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PAZ, Rubens de Oliveira. Construção de gráficos utilizando o software planilha eletrônica. 2014. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014. Disponível em: <https://sca.profmat-sbm.org.br/profmat_tcc.php?id1=1018&id2=1391>. Acesso em: 29 de fev. 2024.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigação matemática na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica 2ª. edição, 2009.160 p. Disponível em: https://issuu.com/grupoautentica/docs/capa_6ea5935ca0ceb0. Acesso em: 11 abr. 2024.

SILVA, José Fernandes da. Um estudo do Programa de Consolidação das Licenciaturas no contexto da formação inicial de Professores de Matemática. 2017. 253f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Anhanguera de São Paulo - São Paulo, 2017. Disponível em: <https://repositorio.pgsscogna.com.br/bitstream>. Acesso em: 05 de abr. 2024.

SILVA, Patrícia Grasel da; LIMA, Dione Sousa de; Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. Novas tecnologias da informação. V. 16 Nº 1, julho, 2018. Disponível: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86051.Acesso em 16 de fev. 2024.

VARGAS, Milton. Ciência, Técnica e Realidade. In: Para uma filosofia da tecnologia.

São Paulo: Alfa Omega, 1994.

VAZ, Rafael Felipe Novôa; NASSER, Lilian. Em busca de uma avaliação mais justa. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 269–289, 2019. DOI: 10.23864/cpp.v4i3.367. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/367. Acesso em: 28 de fev. 2024.

Downloads

Publicado

03.05.2025

Como Citar

VIEIRA, Sandrielem Correa; MAFRA, José Ricardo e Souza. Formação docente e a utilização de tecnologias digitais na educação básica. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 10, n. 1, p. e25006, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25006.id1052. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1052. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias