REFLEXÕES SOBRE RELATOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS EXATAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e023.id953

Palavras-chave:

Formação de Professores, Programa de Residência Pedagógica, Prática docente

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar considerações sobre relatos coletados de licenciandos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa. Estes são analisados pela preceptora e orientadora do programa, abordando a importância da busca pela formação do professor reflexivo e da continuidade de programas que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Os dados são ponderados pela análise de conteúdo de Bardin a partir das respostas dadas a questão de pergunta: “como definiria sua participação durante as horas de regência do PRP?”. Pela análise dos relatos, destaca-se que o programa possibilita aos futuros docentes conhecer e atuar na educação, trabalhar colaborativamente com outros profissionais e buscar aperfeiçoamento constantemente através de uma troca mútua de saberes. As reflexões abordam tanto as dificuldades encontradas quanto as superações realizadas e reafirmam a importância da utilização da teoria aliada à prática no processo de formação de professores.

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Biografia do Autor

Denise Rosa Medeiros, Unipampa

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (Unipampa) Professora da Rede Básica de Ensino (Caçapava do Sul, RS).

Mara Elisângela Jappe Goi, UFRGS

Doutora em Educação (UFRGS) Docente de Ensino de Química (Unipampa) Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Unipampa) e Docente Colaboradora do Programa de Pós -Graduação em Educação em Ciências (UFRGS)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

ROSA MEDEIROS, Denise; JAPPE GOI, Mara Elisângela. REFLEXÕES SOBRE RELATOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS EXATAS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e023, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e023.id953. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/386. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias