UMA ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS (AUTO) BIOGRÁFICA E BIOGRÁFICA: VISADA PANORÂMICA NAS PLATAFORMAS DA CAPES E DA BDTD

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.23004.id1588

Palavras-chave:

Pesquisa (Auto) Biográfica, Pesquisa biográfica, Estado do conhecimento

Resumo

O presente ensaio de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e documental apresenta um estado do conhecimento realizado a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações com os termos de busca “pesquisa (auto)biográfica” e “pesquisa biográfica”. O objetivo foi apresentar uma visada panorâmica sobre o quantitativo de produções, as instituições produtoras e as áreas de estudo vinculadas, com ênfase para as investigações do campo educacional, possibilitando analisar globalmente as pesquisas acerca das temáticas. Ao fim, é observado um maior número de resultados ligados aos programas de pós-graduação em educação, bem como a concentração de trabalhos nas instituições públicas e da região Centro-Sul do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caio Corrêa Derossi, UFV

Mestre em Educação (UFV) Professor da Educação Básica

 

Referências

BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. Colcha de retalhos: história de vida e imaginário na formação. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 3, p. 487-500, set./dez. 2009.

BOURDIEU, Pierre. Compreender. In: BOURDIEU, P. A miséria do mundo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 693-732.

CARVALHO, Isabel Cristina Moura. Biografia, Identidade e Narrativa: Elementos Para Uma Análise Hermenêutica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n. 19, p. 283-302, julho de 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ha/v9n19/v9n19a11.pdf. Acessado em: março de 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832003000100012

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação. Figuras do indivíduo-projeto. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.

NEVES, Josélia Gomes. Cultura Escrita E Narrativa Autobiográfica: Implicações Na Formação. In: CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de (org.), SANTOS, Vívian Carla Calixto dos. (colab). Leitura e escrita como espaços autobiográficos de formação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/zz66x/pdf/camargo-9788579831263-09.pdf. Acessado em: março de 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto) biográfica em educación. Educación y Pedagogia, v. 61, n. 23, p. 25- 40, 2011.

PASSEGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.1, p.369-386, abr. 2011. Disponível em: http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/6461/art_VICENTINI_Entre_a_vida_e_a_formacao_pesquisa_2011.pdf?sequence=1. Acessado em: março de 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017

PASSEGGI, Maria da Conceição. Nada para a criança, sem a criança: o reconhecimento de sua palavra para a pesquisa (auto)biográfica. In: MIGNOT, Ana Chrystina; SAMPAIO, Carmen Sanches; PASSEGGI, Maria da Conceição. Infância, aprendizagem e exercício da escrita. Curitiba: CRV, 2014. p. 133-148.

PINEAU, Gaston. Emergência de um Paradigma Antropoformador de Pesquisa-Ação-Formação Trandisciplinar. Tradução: Américo Sommerman. Saúde e Sociedade, v. 14, n. 3,102-110, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000300006

ROMANOWSKI, Joana; ENS, Romilda. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” na Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p.37-50, set./dez. 2006.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

DEROSSI, Caio Corrêa. UMA ANÁLISE SOBRE AS PESQUISAS (AUTO) BIOGRÁFICA E BIOGRÁFICA: VISADA PANORÂMICA NAS PLATAFORMAS DA CAPES E DA BDTD. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23004, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.23004.id1588. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/149. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias