POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23006.id1558

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Formação integral, Ensino Médio Integrado, Perspectiva docente

Resumo

O presente artigo propõe investigar potenciais contribuições da Língua Inglesa para a formação integral de alunos do Ensino Médio Integrado (EMI) segundo revisão bibliográfica e análise das perspectivas de professores de Inglês do IFSULDEMINAS sobre o tema. Após levantamento bibliográfico, dados foram coletados por meio da transcrição de entrevistas realizadas com docentes de Inglês. Foi feita uma análise de conteúdo de natureza qualitativa para se interpretar os dados obtidos. Diante da análise, verificou-se, entre várias constatações, que a aprendizagem do inglês é uma ferramenta importante para uma educação que tem como proposta a omnilateralidade, ou seja, uma educação que vai ao encontro de uma formação que não enfoca apenas em técnicas profissionais ou acadêmicas, mas que ensina o aluno a apropriar-se do conhecimento, dando-lhe autonomia e liberdade, permeando aspectos não somente do futuro exercício profissional, mas abarcando e enriquecendo aspectos pessoais de sua existência.

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Biografia do Autor

Raquel de Souza, IFSULDEMINAS

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS) Assistente em Administração no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas

Rodrigo Lício Ortolan, IFSULDEMINAS

Doutor em Engenharia Elétrica (USP-São Carlos) Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFSULDEMINAS) Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT/IFSULDEMINAS)

Nathália Luiz de Freitas, IFSULDEMINAS

Doutora em Linguística (Unicamp) Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFSULDEMINAS) Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROEPT/IFSULDEMINAS)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

SOUZA, R. de; ORTOLAN, R. L.; FREITAS, N. L. de. POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA INGLESA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (EMI). Revista Prática Docente, [S. l.], v. 8, p. e23006, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23006.id1558. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/151. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias