IMPACTOS DA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23035.id1718

Palavras-chave:

Educação Física, Deficiência Visual, COVID-19

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência docente durante a pandemia da COVID-19 (março de 2020 a dezembro de 2021), no Instituto Benjamin Constant/ Rio de Janeiro. Estudo de natureza qualitativa, com características de abordagem descritiva exploratória, com emprego de técnicas da pesquisa documental/ bibliográfica, que teve o objetivo abordar as estratégias, os desafios e a superação dos professores no teletrabalho, que se reinventaram no processo de ensino-aprendizagem, baseado na teoria do ensino centrada no aprendiz, e entregaram conhecimentos diversificados de hábitos saudáveis, de alimentação e nutrição, práticas esportivas e estratégias preventivas às três etapas da Educação Básica, a partir de uma (Re)Educação Física baseada em evidências. Percebeu-se o envolvimento dos estudantes nas atividades propostas e atitudes críticas de apropriação dos conteúdos apresentados, contudo, as peculiaridades da comunidade escolar daquela instituição foram desconsideradas durante o teletrabalho (acesso às tecnologias) e no momento do retorno às atividades presenciais, com cenário pandêmico preocupante à adoção de procedimentos sanitários.

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Biografia do Autor

Vladimir Schuindt da Silva, FIOCRUZ

Doutor em Ciências em Epidemiologia em Saúde Pública (FIOCRUZ) Professor no Instituto Benjamin Constant (IBC)

Hessel Marani Lima, UFLA

Doutor em Ciências dos Alimentos (UFLA) Professor no Instituto Benjamin Constant (IBC)

Anderson da Silva Honorato, UEL

Doutor em Educação Física (UEL) Professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Israel Souza, FIOCRUZ

Doutor em Ciências em Epidemiologia em Saúde Pública (FIOCRUZ) Professor no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

SILVA, Vladimir Schuindt da; LIMA, Hessel Marani; HONORATO, Anderson da Silva; SOUZA, Israel. IMPACTOS DA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23035, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23035.id1718. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/179. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias