INTERVENÇÕES COM JOGOS PARA O APRIMORAMENTO DO CONTROLE EMOCIONAL NA INFÂNCIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22062.id1524

Palavras-chave:

Emoções, Jogos de Tabuleiro, Jogos Digitais, Competência Emocional

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como o uso combinado de jogos analógicos e digitais, em contextos educacionais, pode contribuir para o aprimoramento do controle inibitório e das emoções das crianças. Realizou-se um estudo de campo com metodologia quase-experimental, tendo uma amostra por conveniência de 33 crianças que compuseram dois grupos. O grupo experimental participou de intervenções pautadas no uso de jogos de tabuleiro e digitais por seis semanas. A coleta pautou-se na observação das intervenções e na aplicação de testes e tarefas (pré e pós). As análises dos dados observaram a estatística descritiva e o cálculo do tamanho do efeito. Os resultados indicaram que o uso de jogo colaborativo multiplayer aumentou o engajamento e a organização em duplas favoreceu a colaboração. Observou-se um melhor desempenho do grupo experimental na tarefa do Efeito Stroop, porém na escala de autocontrole e na identificação das emoções não se verificou diferença.

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Biografia do Autor

Fabíola de Azeredo Missel, UFSC

Mestre em Educação (PPGE/UFSC) Administradora Escolar na rede municipal de ensino de Florianópolis pela Secretaria Municipal de Educação (SME)

Daniela Karine Ramos, UFSC

Doutora em Educação (UFSC) Pós-Doutora em Educação e Psicologia (Universidade de veiro/Portugal) Professora Associada no Departamento de Metodologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSC)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

AZEREDO MISSEL, Fabíola de; KARINE RAMOS, Daniela. INTERVENÇÕES COM JOGOS PARA O APRIMORAMENTO DO CONTROLE EMOCIONAL NA INFÂNCIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22062, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22062.id1524. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/201. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias