ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE ELETRODINÂMICA CONSTRUÍDAS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e010.id906

Palavras-chave:

Atividades Experimentais, Ensino de Física, Alunos com Deficiência Visual, Inclusão

Resumo

Os estudantes com deficiência visual carecem de abordagens didáticas que os incluam no ambiente de ensino regular. O objetivo dessa pesquisa é a elaboração e análise de uma proposta para discutir conceitos clássicos de Eletrodinâmica, junto a estudantes com essa especificidade. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa, delineada pelo Estudo de Campo, no qual, a partir da coleta de dados e análise do material de um ensaio piloto, foram construídas as categorias de análise e reelaborada uma nova sequência didática para ser aplicada posteriormente. A partir de atividades experimentais, categorizadas na literatura, foram desenvolvidas algumas adequações ao material e ao procedimento metodológico para a planejamento piloto, aplicado junto à Associação Catarinense de Integração do Cego (ACIC) com a participação de seis alunos com deficiência visual e com idades entre 20 e 35 anos. As avaliações da pertinência destes materiais e do procedimento apresentaram-se como essenciais à reestruturação de uma segunda sequência didática. Como resultado, aponta-se algumas características dos materiais e procedimentos, consideradas relevantes para o auxílio no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com e sem deficiência visual no ensino regular.

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Biografia do Autor

Fábio Lombardo Evangelista, UFSC

Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) Professor no Instituto Federal Catarinense (IFC)

Stênio Severino da Silva, IFSC

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFSC) Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Catarinense (IFC)

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

LOMBARDO EVANGELISTA, Fábio; SEVERINO DA SILVA, Stênio. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE ELETRODINÂMICA CONSTRUÍDAS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e010, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e010.id906. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/373. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias