CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS DO IFPR SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n1.e019.id997

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Formação Escolar

Resumo

Neste trabalho, buscamos analisar concepções sobre o processo de ensino e de aprendizagem de um grupo de alunos do ensino médio técnico do IFPR. Consideramos que a vivência oportunizada pela formação escolar é fundamental para a compreensão da relevância dos conhecimentos formais e importância da construção desses saberes na vida do sujeito, de modo que as vivências oportunizadas nos processos formativos influenciam a concepção dos estudantes a respeito da importância da aprendizagem ao longo da vida. A pesquisa, de natureza qualitativa, fez uso do questionário aberto como instrumento de coleta de dados. Nossos resultados indicam que os estudantes que compartilham uma formação ampla e sólida, possuem uma concepção de aprendizagem relacionada não só à aquisição de conhecimentos, mas ao uso desses conhecimentos para a vida e atuação em sociedade, visando mormente ao desenvolvimento da autonomia. Visão que se afasta de uma formação estagnada, destinada apenas à aprovação nas avaliações.

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Biografia do Autor

Camila Muniz de Oliveira, UEM

Mestranda em Educação para a Ciência e Matemática na (UEM) Professora de Física, Matemática e Robótica no Colégio Conexão

Higor Valentim da Silva, UEM

Graduando em Licenciatura em Física (UEM)

Néryla Vayne Alves Dias, Unesp

Doutoranda em Educação (Unesp/Campus de Presidente Prudente) Professora Assistente na Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Referências

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Publicado

30.04.2021

Como Citar

MUNIZ DE OLIVEIRA, Camila; VALENTIM DA SILVA, Higor; VAYNE ALVES DIAS, Néryla. CONCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS DO IFPR SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 1, p. e019, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e019.id997. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/382. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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